Voltar Diretoria de Saúde alerta para os cuidados capazes de evitar contágio por coronavírus

Com a confirmação do primeiro caso de contaminação pelo coronavírus (Covid-19) no último dia 26, em São Paulo (SP), a Diretoria de Saúde do Poder Judiciário de Santa Catarina (DS/PJSC) alerta servidores, magistrados e sociedade para os cuidados que devem ser adotados a fim de evitar a propagação da doença. De acordo com a diretoria, o contágio entre humanos pode dar-se pelo ar - por meio de tosse e espirro, contato pessoal e com objetos ou superfícies contaminadas. A contaminação via animal pode ocorrer no contato com carne de animais silvestres.     

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está preparado para responder à disseminação deste novo vírus em larga escala. As principais medidas que devem ser tomadas pelas autoridades sanitárias são: isolar a fonte, fornecer os cuidados clínicos e identificar todos os contatos associados ao caso. Em função disso, a orientação da OMS é que as pessoas doentes e com sintomas respiratórios usem máscaras. O objetivo dessa iniciativa é evitar a transmissão para outras pessoas.

A Diretoria de Saúde lembra que são considerados casos suspeitos aqueles em que o indivíduo apresenta sintomas como febre, tosse ou dificuldade para respirar e esteve, nos últimos 14 dias, em algum dos países onde o coronavírus está disseminado.

 

Medidas de prevenção:

Lavar as mãos com água e sabão com frequência;

Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

Cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar;

Limpar e desinfetar com álcool gel 70 objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, teclados, mouses e aparelhos telefônicos;

Não compartilhar objetos de uso pessoal.

Imagens: Divulgação/Freeimages
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.