Voltar Diretoria de Saúde elabora protocolo de conduta para psicólogos e assistentes sociais

Em atenção ao período de pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), a Diretoria de Saúde do Poder Judiciário de Santa Catarina (DS/PJSC) elaborou um protocolo para o atendimento a distância e, quando não houver opção, presencial, de psicólogos e assistentes sociais. O objetivo é evitar a propagação do vírus, porque algumas pessoas podem estar infectadas e não apresentam sintomas. A prioridade é que os atendimentos sejam realizados, sempre que possível, em home office.

Quando for possível atender a distância, os estudos sociais e as avaliações psicológicas devem ser realizadas por telefone ou videoconferência. Devido à necessidade do momento, o Conselho Federal dos Assistentes Sociais autorizou o atendimento virtual. Já o Conselho Federal de Psicologia prevê o cadastro prévio para as consultas on-line. Apesar disso, quem fez o cadastro nos meses de março e abril não precisa aguardar a confirmação na plataforma para começar o trabalho remoto.

O diretor de Saúde do Judiciário catarinense, José Eduardo Cacese Shiozawa, informa que, quando houver a necessidade de deslocamento externo, a pessoa mais saudável possível e sem contato com grupos de risco deve ser designada para a função. "As psicólogas e as assistentes sociais deverão apenas sair para trabalhos externos se estiverem saudáveis, sem sintomas respiratórios ou febre, ou seja, os atendimentos não poderão ser realizados por pessoa sintomática ou com risco claro de contaminação, como contato direto recente com caso fortemente suspeito", anota.

Para o trabalho externo, o profissional deve utilizar calçado fechado e calça comprida. Quando tiver cabelos compridos, eles devem permanecer presos. Procure utilizar sempre o mesmo par de sapatos e, se possível, deixá-los do lado de fora ou na entrada da casa, sem misturá-los com outros calçados. Levar a menor quantidade possível de objetos. Se viável, deixar no carro objetos que são usados somente no trabalho e não são necessários em casa.

Os objetos de uso pessoal, como telefones e canetas, não deverão ser compartilhados. Aliás, a recomendação é que o atendimento seja gravado e o paciente seja informado disso. Para ter mais informações de como proceder em unidades prisionais e abrigos, por exemplo, além dos procedimentos para receber objetos, acesse a íntegra do protocolo.

Imagens: Pixabay
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.