Voltar Diretoria de Saúde do PJSC orienta para a importância da vacina contra a gripe influenza

A Diretoria de Saúde do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) orienta para a importância de tomar a vacina contra a gripe influenza, incluindo o subtipo H1N1, a fim de evitar a sobrecarga nos hospitais, situação que é agravada com a pandemia da Covid-19. A campanha de vacinação do Judiciário catarinense segue até o dia 5 de junho. A influenza é uma infecção viral aguda de alta transmissibilidade que afeta o sistema respiratório e pode levar ao óbito. Além disso, um estudo publicado no MedRxiv (2021) levanta a hipótese de que os vacinados contra a influenza têm menos chances de internação em UTI e morte quando contraem o novo coronavírus.

A médica Graciela de Oliveira Richter Schmidt, diretora de Saúde do PJSC, adverte que a vacinação contra a gripe assume particular relevância para proteger a todos dos riscos de desenvolver formas graves da doença e para reduzir o impacto das complicações respiratórias atribuídas à influenza. "Em um sistema sobrecarregado pela Covid-19, proteger-se do vírus influenza previne o surgimento de complicações, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de diminuir a carga viral, reduzindo os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19", anotou a médica.

A chefe da Seção de Pronto Atendimento, Lairis Hulse, destacou um estudo recente publicado no MedRxiv (2021). Os autores levantam a hipótese de que a vacina trivalente contra a influenza está associada a menor gravidade e mortalidade por Covid-19. A tese é sustentada por associação na imunidade pela estimulação da resposta do sistema imunológico a infecções virais nos vacinados contra a influenza, diminuindo assim a ventilação mecânica invasiva, admissão em UTI e morte.

Importante lembrar que as pessoas infectadas com o coronavírus ou com suspeita devem aguardar a recuperação clínica total, por no mínimo um período de quatro semanas do início dos sintomas, antes de se vacinar contra a influenza. Isso é necessário para não haver confusão entre os sintomas da Covid-19 e alguma reação à vacina, além de proteger quem aplica e recebe o imunizante. Já o intervalo entre as vacinas contra a Covid-19 e a influenza, segundo o Ministério da Saúde, deve ser de 14 dias.

Atualmente, as vacinas estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde para as crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais. No Judiciário catarinense, o público-alvo são todos os magistrados e servidores ativos (efetivos e comissionados), militares, servidores à disposição do Poder Judiciário, estagiários, residentes judiciais e voluntários registrados no sistema de recursos humanos do PJSC. Assim como em 2020, as vacinas serão fornecidas e aplicadas nas salas de vacinação credenciadas, mediante prévia identificação do usuário pela apresentação do crachá ou carteira funcional e de documento com foto (RG ou CNH).

Acesse este link para mais informações.

Conheça as clínicas conveniadas.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.