Voltar Diretoria de Saúde do PJSC orienta para hábitos saudáveis e qualidade de vida na pandemia

Para manter hábitos saudáveis e qualidade de vida durante o trabalho em sistema de home office, o programa Palavra do Presidente - Ao Vivo, do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), reuniu nesta quinta-feira (13/8) as profissionais da Diretoria de Saúde que apresentaram dicas e orientações no enfrentamento do isolamento social para servidores e magistrados. Com o objetivo de reduzir os impactos físicos, emocionais e sociais provocados pela pandemia da Covid-19, a diretora de Saúde do Judiciário catarinense, médica Graciela de Oliveira Richter Schmidt; a chefe da Seção de Atenção Integral à Saúde do PJSC, psicóloga Juliana Schlickmann Barcelos; e a chefe da Seção de Ergonomia do PJSC, fisioterapeuta e ergonomista Vanessa Zomer Fenili, indicaram alternativas de comportamento e postura para melhorar a saúde.

A diretora Graciela chamou a atenção para os cuidados com o nosso corpo, que devem ser diários e incluídos na rotina mesmo em home office. "O importante é criar uma rotina que inclua os hábitos saudáveis no dia a dia. Continua sendo importante a gente se manter hidratado. Só o fato de estar desidratado pode gerar dor de cabeça, falta de atenção, alteração da musculatura, além de outros problemas. Também precisamos incluir alimentos saudáveis, tomar sol e olhar para espaços abertos. Outro problema é a dificuldade de ter um sono profundo quando estamos estressados. Podemos melhorar percebendo quando estamos tensos e, antes de dormir, devemos parar com as atividades, respirar profundamente e relaxar", orientou a médica.

Além de criar uma rotina, o servidor e o magistrado devem reavaliar constantemente como foi o seu dia. Caso seja necessário, eles devem alterar a rotina em busca do bem-estar. A psicóloga Juliana alerta para a necessidade de separar o lado profissional e o pessoal. "É necessário definir um horário para trabalhar, assim como um local para o posto do trabalho na residência. Em casa é importante que a pessoa tire o pijama para exercer a sua atividade profissional, e o fundamental é a conversa com o gestor sobre suas dificuldades e anseios, porque cada colaborador tem a sua própria realidade. O diálogo com a família também é essencial para a organização do ambiente de trabalho, além da divisão das tarefas domésticas", sugeriu a chefe da Seção de Atenção Integral à Saúde.

Quem reside sozinho deve construir espaços de socialização. A dica da psicóloga é entrar em grupos de leitura, grupos que possuem interesses comuns e ter animais de estimação, que também servem para as famílias. As profissionais ainda destacaram os cuidados com a ingestão de bebida alcoólica para relaxar com frequência. "O álcool pode proporcionar um relaxamento momentâneo, mas no dia seguinte ele te deixará mais cansado e desatento. A pergunta que se deve fazer é: quais são as outras opções para relaxar?", provocou a diretora Graciela.

A fisioterapeuta e ergonomista Vanessa orientou servidores e magistrados sobre a possibilidade de adaptar objetos em casa para melhorar a qualidade de vida durante o home office. A intenção é não deixar que a utilização equivocada de equipamentos e a escolha de locais inadequados possam interferir no bem-estar. A primeira dica é optar por ambientes com luz e ventilação natural. Caso não seja possível, o conselho é utilizar as lâmpadas brancas. "O ideal é que a cadeira tenha ajuste de altura e suporte para as costas, que a tela do computador esteja na altura dos seus olhos, que os pés toquem o chão ou algum suporte, além de pequenas pausas a cada 1h30min de trabalho em média e atividade física frequente", informou a chefe da Seção de Ergonomia.

Vale lembrar que os colaboradores têm a opção de utilizar alguns dos mobiliários empregados em sua unidade por meio da Resolução 5/2020, que estabeleceu o empréstimo dos bens durante a pandemia. Além disso, a Diretoria de Saúde realiza atendimentos psicológicos e ergonômicos à distância, entre outros esclarecimentos e serviços.

Como agendar atendimentos

Ergonomia: para agendar o atendimento, os interessados devem enviar e-mail para ds.ergonomia@tjsc.jus.br com o assunto: "Orientação on-line - Ergonomia";

Psicologia: para agendar atendimento ou solicitar orientações sobre temas relacionados à saúde emocional, entre em contato pelo e-mail ds.psicologia@tjsc.jus.br ou telefones (48) 3287-7647 - das 10 às 19 horas (disponível também por WhatsApp) e (48) 3287-7627 - das 12 às 19 horas. Também pelo e-mail ds.serviçosocial@tjsc.jus.br ou telefones (48) 3287-7614 e (48) 3287-7631 - das 12 às 19 horas.   

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.