Voltar Diretoria de Saúde do TJ elenca medidas para prevenir a transmissão do coronavírus

Para minimizar a possibilidade de transmissão do coronavírus, a Diretoria de Saúde do Poder Judiciário de Santa Catarina recomenda que sejam observadas as mesmas medidas de prevenção adotadas para outros vírus respiratórios: lavar as mãos com água e sabão com frequência; evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas da doença; cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência; e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Até o momento não há nenhuma confirmação da doença em Santa Catarina, mas a Secretaria de Estado da Saúde já ativou o plano de contingência e está preparada para atender e identificar casos suspeitos. De acordo com o Ministério da Saúde, há três possíveis casos no Brasil - um em Minas Gerais, outro no Paraná e outro ainda no Rio Grande do Sul. Os três apresentam os sintomas característicos: febre, tosse e dificuldade para respirar. Além disso, estas três pessoas viajaram para a China nos últimos 14 dias, antes do início dos sintomas. Naquele país, segundo as autoridades, há quase 6 mil pessoas infectadas e 132 já morreram. 

Além da China, já há casos confirmados na Tailândia, Taiwan, Japão, Macau, Malásia, Singapura, Austrália, Estados Unidos, França, Alemanha, Coreia do Sul, Canadá, Vietnã, Camboja, Nepal e Sri Lanka. A forma de transmissão ainda não está clara, mas está ocorrendo de forma continuada. 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.