Voltar Diretoria de Saúde do TJSC apoia campanha do CVV em busca de novos voluntários

No mês do despertar da prevenção ao suicídio, o Centro de Valorização da Vida (CVV) lança uma campanha para angariar e engajar novos voluntários no Estado. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio da sua Diretoria de Saúde, aderiu à causa como incentivador da iniciativa.

O CVV atende de forma voluntária, gratuita e anônima, pelo telefone 188, chat e e-mail, 24 horas por dia, pessoas que buscam conforto e acolhimento. “Em um momento de desespero, ter alguém para conversar, sem julgamentos e com total sigilo, pode ser o diferencial entre um caminho sem volta e a retomada da esperança. Oferecer apoio emocional e ser suporte na prevenção ao suicídio é o trabalho do CVV. Isso torna a entidade de fundamental importância para a comunidade, sendo um caminho para buscar ajuda antes que o pior aconteça. Por isso, eles precisam de mais pessoas capacitadas a ouvir e compreender. Tenho certeza que dentro do Poder Judiciário temos profissionais com empatia e reciprocidade para aderir à causa. Seremos sempre apoiadores de iniciativas que resultam em ações solidárias”, ressalta Miguel Wiggers, chefe da Seção de Atenção Integral à Saúde do TJSC.

Para se tornar um voluntário, não é necessário ter formação específica. “É requisitado que o voluntário tenha idade acima de 18 anos, disponibilidade de quatro horas e meia por semana e que participe do treinamento, um curso que o CVV oferece em todo o território nacional”, explica Vanessa Adriana Pereira dos Santos, voluntária e coordenadora de PSV - Posto de Rio do Sul-SC.

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos. É mais do que o número de mortes por HIV e muitos tipos de câncer. O movimento Setembro Amarelo, iniciativa brasileira para ampliar o impacto de 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, foi iniciado em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão.

Informações sobre datas e locais dos cursos de capacitação para novos voluntários podem ser encontradas no site do CVV (www.cvv.org.br).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.