Voltar Diretoria de Saúde, do TJSC, promoverá rodas de conversa sobre síndrome pós-covid

Você já ouviu falar na expressão “Brain Fog”? É uma espécie de névoa mental - um estado de esquecimento, pensamento lento, dificuldade de atenção e memória - que está associada à covid. Há sintomas que podem persistir após o quadro agudo da doença, como fadiga, perda de olfato e comprometimento pulmonar. É a chamada síndrome pós-covid.

A boa notícia é que há tratamento, e a Diretoria de Saúde promoverá uma roda de conversa sobre o assunto em duas quartas-feiras deste mês, no dia 23/11, às 10h30min, e no dia 30/11, às 16h. Os encontros serão realizados pelo Microsoft Teams e as inscrições já podem ser feitas.

Os participantes poderão, conforme a necessidade, agendar consulta médica nas semanas subsequentes aos encontros, de forma presencial no TJSC ou online. As consultas serão realizadas por médicos da Diretoria de Saúde do TJSC, com foco na síndrome pós-covid e tratamentos individualizados ao paciente.

A maioria da população brasileira já foi infectada pelo coronavírus, muitas pessoas em mais de uma vez e algumas com quadros mais graves. “Sabe-se que uma parcela permanece com sintomas após a infecção e eles persistem por mais de três meses e interferem de forma significativa na qualidade de vida”, explica William Duailibi, médico do TJSC.

A médica Graciela Schmidt, diretora de Saúde do TJSC, complementa: "Muitos sintomas presentes se confundem com sintomas associados ao estresse do dia a dia, mas que após a covid se acentuam e demoram a passar. Independente das causas envolvidas, a pessoa que não apresenta melhora dos sintomas poderá, sim, fazer algo a respeito e auxiliar o corpo a retomar o estado de harmonia."

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.