Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida alerta sobre emergência por casos respiratórios  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida alerta sobre emergência por casos respiratórios 

Orientações sobre prevenção e vacina contra a gripe; Estado decretou emergência em saúde.

08 Maio 2025 | 15h42min
  • Prevenção

Santa Catarina enfrenta um cenário preocupante com o aumento significativo dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), o que levou as autoridades a decretar emergência em saúde pública. A decisão foi motivada pela alta demanda por atendimentos na rede pública de saúde, provocada por infecções respiratórias como gripe/influenza (H1N1), Covid-19 e outros vírus respiratórios.

De acordo com o diretor em exercício da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), médico William de Oliveira Duailibi, “a melhor maneira de combater a doença é com informação correta e adoção de cuidados básicos de proteção. Não há motivo para pânico, mas é importante que as pessoas fiquem atentas à liberação da vacinação contra a gripe pelo SUS para a população geral a partir da próxima semana”. 

As autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação e das seguintes medidas preventivas: 

  • Lavar as mãos com água e sabão com frequência

  • Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas

  • Evitar contato próximo com pessoas com sintomas respiratórios

  • Cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar

  • Evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Este ano, a campanha de vacinação contra a gripe do Poder Judiciário de Santa Catarina passou por uma mudança de formato, com a possibilidade de ressarcimento das despesas de saúde mediante comprovação mensal – o que inclui vacinas. Obtenha mais informações sobre o ressarcimento.

A equipe da DSQV também desenvolveu uma página com orientações técnicas sobre vacinação para auxiliar magistrados e servidores. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e os municípios definiram que, após o dia 12 de maio, a vacinação será ampliada à população em geral a partir dos seis meses de idade. Em algumas cidades, a vacina contra a influenza (H1N1) já está disponível para todos os grupos. Consulte a Unidade Básica de Saúde mais próxima para verificar a disponibilidade. 

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080