Voltar Diretoria de Saúde foca no bem-estar e na qualidade de vida no ambiente de trabalho

Com foco no atendimento ocupacional, a Diretoria de Saúde passou a propor, coordenar e executar as ações em saúde para os magistrados e servidores ativos, com vistas no bem-estar e na qualidade de vida no trabalho. Uma das ações promovidas foi a Semana da Saúde, em que a palavra de ordem adotada pela Diretoria de Saúde foi "Ergonomize-se", com o objetivo de conscientizar todos os magistrados e servidores do Poder Judiciário (PJ) sobre a importância de cuidar do bem-estar físico e mental.

A preocupação demonstrada pela diretoria também é observada no mobiliário disponível no PJ. "Temos preocupação com o bem-estar dos magistrados e servidores, por isso o investimento ergonômico das cadeiras, mesas e armários, além dos equipamentos de proteção ergonômica, como mousepad, apoio para os punhos e apoio de pés", conta José Eduardo Cacese Shiozawa, diretor de Saúde.

O foco do atendimento da Diretoria de Saúde está voltado a promover a saúde e prevenção de riscos e doenças dos magistrados e servidores. Por isso realiza, por meio da Seção Odontológica, atendimento a magistrados e servidores ativos, realizando tratamento odontológico preventivo e curativo, com ênfase na profilaxia oral, restaurações e educação em saúde oral.

A Diretoria também atua fortemente nas campanhas de saúde do trabalho em todo o Estado, como a vacina antigripal e as campanhas do "Outubro Rosa" (combate ao câncer de mama) e do "Novembro Azul" (combate ao câncer de próstata). "São iniciativas da Diretoria com o intuito de prevenir essas doenças e reduzir os índices de absenteísmo, dar maior motivação aos colaboradores e ampliar a produtividade", completa o diretor. A Diretoria de Saúde também é responsável pela realização deexames periódicos ocupacionais, a fim de garantir a manutenção das condições de saúde para o desempenho da função, bem como promover e preservar a saúde dos magistrados e servidores do PJSC.

A Diretoria de Saúde conta também com a Seção de Farmácia, que atende a todas as comarcas do Estado em pedidos realizados por meio eletrônico. Em 2018, foram entregues mais de 28 mil itens. Compete à Seção de Atenção Integral à Saúde, através do Serviço de Psicologia, a realização de avaliações psicológicas a pedido da Junta Médica. Também realiza exames psicotécnicos admissionais e de vitaliciamento dos magistrados, além dos atendimentos psicológicos emergenciais. À área de Serviço Social cabe elaborar estudos sociais solicitados pela Junta Médica, por meio de entrevistas, visitas domiciliares, a instituições de saúde ou locais de trabalho, nos casos de remoção e relotação de servidores por motivo de saúde.

A Diretoria possui outras tarefas mais tradicionais e conhecidas dos servidores por meio da Junta Médica Oficial, como realização de exames médicos admissionais; deliberação nos casos de afastamento por motivo de saúde própria ou de pessoa da família; e emissão de pareceres nos processos de aposentadoria por invalidez, remoção ou readaptação.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.