Voltar Dirigentes do TJ reúnem-se com magistrados e servidores de comarcas da região Norte

Uma comitiva do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), coordenada pelo presidente Ricardo Roesler, finalizou nesta sexta-feira (14/2) o roteiro de dois dias com diversas reuniões e visitas a oito comarcas da região Norte e Planalto Norte catarinense. Estas foram as primeiras reuniões promovidas nas comarcas do interior desde que a nova gestão assumiu no dia 31 de janeiro.

Nestes dois dias, a programação oficial do presidente, desembargadores e juízes auxiliares contemplou as comarcas de Joinville, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Araquari e, finalizando, São Francisco do Sul. A agenda de compromissos começou na manhã de quinta (13) em reunião com 35 magistrados de Joinville e região. Durante uma hora e meia, o presidente explicou sobre o foco dos trabalhos desta gestão para os próximos dois anos, que é de inovação e mais celeridade aos processos judiciais. 

"A visita foi bastante produtiva e esclarecedora, além disso o formato da reunião contribuiu para uma explanação didática e rápida em que todas as comarcas envolvidas receberam respostas de suas demandas", explica o diretor do Fórum Central de Joinville, juiz Márcio Renê Rocha. Ele ressalta que a interação e os propósitos dos novos dirigentes do TJSC foram bem recebidos pelos juízes da comarca, e que a expectativa é a melhor possível com a atual administração. "O presidente Ricardo Roesler atuou em Joinville e sempre se mostrou uma pessoa de diálogo, proativa e com ideias inovadoras. O mesmo pode ser dito em relação aos outros integrantes da administração, especialmente os desembargadores Soraya Nunes Lins e João Henrique Blasi, que estiveram presentes no encontro", ressalta o diretor.

A juíza Anna Finke Suszek, diretora do Fórum Fazendário de Joinville, também saiu bastante satisfeita da reunião com a comitiva do TJSC. "O presidente Ricardo Roesler possui forte vínculo com a comarca de Joinville e foi uma honra recebê-lo em sua visita inaugural, acompanhado dos desembargadores Blasi e Soraya. Ao aproximar-se dos juízes de 1º grau e colocar-se à disposição para dialogar, trouxe motivação em tempos difíceis para a magistratura", frisa a magistrada.

Em seguida, a comitiva seguiu para São Bento do Sul, onde foi acolhida pelo diretor do Fórum, juiz Marcus Alexsander Dexheimer, magistrados e servidores. "Esta visita do desembargador presidente e da desembargadora corregedora em São Bento do Sul foi muito importante para intensificar o diálogo e a compreensão recíproca entre a primeira instância e a alta cúpula da administração do Poder Judiciário. Nos sentimos honrados com a presença em nossa comarca e felizes em poder externar pessoalmente nossa perspectiva e nossas dificuldades", expõe o diretor da comarca de São Bento do Sul.

A programação de quinta-feira continuou com uma visita à comarca de Rio Negrinho e, logo em seguida, finalizou com uma reunião na comarca de Mafra. A recepção ao grupo ficou por conta do diretor, juiz Fernando Orestes Rigoni, e de magistrados que atuam nesta comarca. "A vinda do presidente e da corregedora-geral mostra a valorização não só da magistratura de 1º grau como também dos servidores lotados nas comarcas da região, que veem na atual administração a postura de resolução global dos problemas que afetam a todos e trazem efeitos na prestação jurisdicional como um todo", salienta o magistrado.

A agenda de sexta-feira (14) iniciou pela comarca de Jaraguá do Sul, na região do Vale do Itapocu. O grupo foi recepcionado pela diretora do Fórum, juíza Graziela Shizuiho Alchini, e também magistrados e servidores. "A comarca de Jaraguá do Sul teve a honra de receber o presidente, desembargador Ricardo Roesler, e a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins, em gesto que bem demonstra a preocupação e a sensibilidade da administração do TJSC em ouvir os magistrados e servidores, conhecer nossos anseios e dificuldades, para buscar de forma integrada a melhoria da prestação jurisdicional", ressalta a diretora do Fórum de Jaraguá do Sul.

No período da tarde, a comitiva deslocou-se para encontros nos Fóruns de Guaramirim, Araquari e, fechando a agenda, São Francisco do Sul. O juiz Felippi Ambrósio, titular da 1ª Vara Cível da comarca de São Francisco do Sul, comenta a importância desta integração da Presidência com as comarcas do interior. "A aproximação da cúpula do TJSC com os juízes é de suma importância para que sejamos ouvidos sobre os pleitos da magistratura, com o intuito de promover e aprimorar cada vez mais o sistema de justiça. Vale destacar que, além dos juízes, a atual gestão está ouvindo de forma regionalizada também os valorosos servidores, o que certamente traz ânimo e incute em todos o necessário espírito de equipe", argumenta o magistrado.

A juíza auxiliar da presidência, Carolina Ranzolin Nerbass, comenta que "as recepções dos colegas magistrados e dos servidores nas comarcas foram super calorosas". "É possível observar o sentimento de valorização no olhar de casa um. Ouvir os anseios e estudar estratégias para poder melhorar a prestação jurisdicional com essa proximidade toda é muito gratificante".

Além do presidente do TJSC, desembargador Ricardo Roesler, a comitiva foi formada pelos desembargadores João Henrique Blasi (1º vice-presidente do TJSC) e Soraya Nunes Lins (corregedora-geral de Justiça); juízes auxiliares Carolina Ranzolin Nerbass e Cláudio Eduardo Régis de Figueiredo e Silva; juiz coordenador de Magistrados, Rafael Germer Condé; e juiz-corregedor Ruy Fernando Falk. Novas reuniões estão previstas para acontecer em outras regiões do Estado, com o objetivo de conhecer as demandas e de integração com os juízes e servidores, além da troca de informações sobre o Poder Judiciário catarinense. 

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.