Voltar Doação de área é o primeiro passo para nova sede de comarca no sul do Estado

Desafio agora é incluir obra no PPA

A comarca de Urussanga deu o primeiro passo em direção à construção de sua nova sede. Em cerimônia bastante concorrida no final da tarde desta quinta-feira (26/6), no andar superior do atual Fórum, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, recebeu das mãos do prefeito municipal, Johnny Felippe, a escritura pública que oficializa a doação de área de 6.153,63 metros quadrados ao Judiciário catarinense, justamente para a construção da tão aguardada obra.

A atual sede da comarca foi inaugurada em janeiro de 1980 e já não comporta os quase 25 mil processos que por lá tramitam, distribuídos em duas varas e um juizado especial. O presidente do TJ, acompanhado pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Cézar Medeiros, esteve no terreno doado e também vistoriou duas salas comerciais no centro da cidade, que devem ser locadas em breve para abrigar serviços e desafogar os corredores da antiga unidade.

A juíza Bruna Canella Becker Búrigo, diretora em exercício da comarca, agradeceu o empenho de todos os órgãos envolvidos no processo, mas lembrou que a doação é apenas o início da caminhada. Ela tem razão. Somente agora, com o terreno viabilizado, é possível incluir a obra no próximo Plano Plurianual de Investimentos - PPA. Na sequência, há necessidade ainda da elaboração de projeto para, ao final, viabilizar os recursos necessários.  

Segundo estudo de cenários levado em consideração pelo TJ, o futuro Fórum de Urussanga será um prédio com capacidade para três varas e possibilidade de ampliação para atender até cinco unidades jurisdicionais. "O Judiciário, quando presente e operante, contribui para o desenvolvimento econômico e social da região em que está inserido", registrou o presidente, satisfeito com a acolhida que teve em sua passagem por Urussanga. Ele recebeu, ao final da solenidade, uma homenagem prestada pela Câmara Municipal de Vereadores, materializada em moção de gratidão e reconhecimento pela atenção dispensada aos interesses da comunidade.  
 

Imagens: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.