Voltar Programa da Diretoria de Saúde do TJSC orienta servidores das comarcas do Extremo Oeste

Durante a pandemia e a necessidade do trabalho em home office, a ergonomia e a saúde emocional dos servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina têm sido testada diariamente. Por isso, a Diretoria de Saúde do Tribunal do Justiça de Santa Catarina concluiu na última quarta-feira, 16 de junho, o 4º ciclo do Programa Encontros com a Saúde, para sanar dúvidas dos servidores e fornecer orientações voltadas ao home office, mas que também possam auxiliar no retorno ao trabalho presencial.  

O 4º ciclo do Programa Encontros com a Saúde foi direcionado às comarcas da região Extremo Oeste. As 27 comarcas foram convidadas a participar do bate-papo descontraído e informativo. Com adesão de 70% das comarcas, ao longo de seis semanas, 103 servidores e estagiários e dois magistrados participaram dos encontros, que totalizaram nove eventos.

A ergonomista da Diretoria de Saúde e gerente do Programa Encontros com a Saúde, Vanessa Zomer Fenili, destaca a importância do programa. ¿O Encontros com a Saúde é um momento que nos possibilita cuidar de nós mesmos. Uma oportunidade para uma pausa na nossa jornada de trabalho, para ouvir o outro, para falar, para conversar e aprender sobre como trabalhar de forma mais adequada neste momento tão singular que todos passamos, tanto direcionado à questão ergonômica quanto à saúde emocional¿, conta.

Para aperfeiçoar constantemente o programa, os participantes respondem, de forma anônima, a um questionário de avaliação ao final de cada encontro. Nas avaliações, os servidores revelaram empatia com situações vivenciadas por colegas e se mostraram valorizados e amparados com a atenção dispensada pelo programa do TJSC, além de anunciarem a disposição de participar de novos encontros que possam trazer benefícios para o ambiente de trabalho.

De acordo com a psicóloga da Diretoria de Saúde e gerente do Programa Encontros com a Saúde, Juliana Schlickmann Barcelos, o 5º ciclo será direcionado às comarcas do Litoral Sul. A psicóloga chama atenção para a sensação de acolhimento promovida pelo programa e a interação entre os servidores. "Buscamos sempre aliar informações que sejam úteis aos servidores a um clima acolhedor. O diferencial dos encontros, contudo, tem sido proporcionado pelos participantes. É o reencontro entre colegas que estão, muitas vezes, há longo tempo sem se verem, o que torna as conversas um momento muito especial e descontraído", completa.

Além do Programa Encontros com a Saúde, os servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina podem agendar atendimento ergonômico on-line ou atendimento psicológico emergencial on-line. Para isso, basta entrar em contato com os profissionais da seção de Ergonomia (e-mail ds.ergonomia@tjsc.jus.br ou telefone (48)3287-7628) ou da seção de Atenção Integral à Saúde (e-mail ds.atencaointegral@tjsc.jus.br ou telefone (48)3287-7647). Para mais informações, acesse a página do programa Encontros com a Saúde. Para dúvidas, envie e-mail para ds.encontroscomasaude@tjsc.jus.br.

Confira alguns relatos dos participantes deste 4º Ciclo:

¿Quero parabenizar às colegas idealizadoras e realizadoras do Encontros com a Saúde! Foi uma oportunidade enriquecedora de falarmos sobre o que pensamos e como nos sentimos, além de ouvir os relatos das colegas, suas dificuldades, e perceber que enfrentam situações parecidas com as que eu enfrento. Quero agradecer ao TJ por ter nos proporcionado essa oportunidade! Espero que esses espaços continuem a ser oferecidos e que mais servidores possam se beneficiar disso, porque realmente vale à pena.¿

¿Excelente projeto. Uma pena que muitos (a grande maioria) não sabem absorver o quão importante são esses minutos ganhos (nunca perdidos) e preferem seguir trabalhando, fazendo o tempo passar e nem sempre tendo a produtividade que eles mesmos queriam. Nesse encontro era o momento de perceber que há maneiras de fazer mais, com mais qualidade e cuidando da saúde. Obrigado gurias!¿

¿Parabéns pela iniciativa. Importante esse tipo de reunião para tirar do foco a impressão de que somos apenas um número".
¿As profissionais foram muito competentes e simpáticas. Tiveram discurso leve e aprofundado ao mesmo tempo. Foram bem sucedidas em criar clima acolhedor e agradável, mesmo para discussões pessoais sobre saúde emocional. Conseguiram prender minha atenção de maneira bastante eficaz. As informações foram muito úteis e as dúvidas prontamente respondidas. Excelente oportunidade disponibilizada pelo Tribunal. Efetivamente, sinto que há uma preocupação e que possuo o suporte necessário.¿

¿Sugiro que sejam realizados mais momentos como este, pois estamos muito distantes uns dos outros devido ao home office, e o encontro foi uma forma de interagir com os colegas e novamente se sentir como parte, do todo que é o Fórum.¿

¿Que tenhamos a oportunidade de participar de mais encontros como este. Foi muito bom!¿

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.