Voltar DTI quer aprimorar a prestação jurisdicional por meio da transformação digital
"Transformação digital". É a palavra-chave para definir a principal meta em execução pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) desde o ano passado, quando se iniciou o processo de implantação do eproc - programa de digitalização e tramitação de ações no Poder Judiciário de Santa Catarina. "Nossa função é facilitar a vida das pessoas, auxiliar no processo de inovação e transformação digital, com vistas em garantir agilidade e efetividade na prestação jurisdicional", explica Rafael Giorgio Ferri, diretor da DTI.
 
Ainda sobre as metas da Diretoria, ele revela a "implantação de um sistema de gestão de processos judiciais mais leve, estável e de fácil usabilidade, com o objetivo de desburocratizar os processos de trabalho e julgar mais e melhor, e a execução de um sistema integrado de gestão empresarial para utilização pelas áreas administrativas do PJSC".
 
Além das metas, a DTI gerencia uma série de atribuições centrais, como a promoção, aplicação e atualização das tecnologias da informação. Compete-lhe, também, acrescenta o diretor, "a gestão de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de TI, de manutenção de sistemas, equipamentos e canais de comunicação, disseminação do conhecimento sobre a utilização da informática e prestação de suporte em todas as unidades do PJSC".
 
Um aspecto importante no acompanhamento dado pela DTI no uso de tecnologias digitais é o desenvolvimento de um projeto de "redundância de links", que garante maior segurança na manipulação de dados e na navegação pela internet, com o uso de operadoras distintas nas comarcas a fim de que não ocorra indisponibilidade das atividades judiciárias. O projeto vai utilizar tecnologia de ponta, que possibilitará a identificação do melhor caminho entre os diversos links para as aplicações prioritárias ao PJSC.
 
Apesar do eproc ser o carro-chefe das atividades da Diretoria, o diretor também cita outras iniciativas e projetos entregues recentemente, como a implantação de melhoria de usabilidade na consulta processual e peticionamento eletrônico para os advogados; a implantação do Fluxo de Trabalho para todos os Cejuscs (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania); certidões on-line de 2º grau para fins eleitorais; implantação do Sistema Integrado de Informações - sei!; módulos para atendimento do eSocial, para o novo sistema de registro do Governo Federal; novos portais da Corregedoria-Geral da Justiça e do Extrajudicial; portais do eproc e do sei!; implantação da solução de gestão acadêmica da Academia Judicial; peticionamento de pessoa física; instalação de salas para depoimento especial; controle biométrico de apenados; e implantação de central de serviços no TJSC.
 
A DTI abriga, hoje, cerca de 170 servidores entre analistas administrativos, jurídicos e de sistemas, técnicos judiciários e estagiários. Além desses servidores lotados na própria DTI, conta com o apoio de mais 214 profissionais de outras comarcas e demais diretorias, em todo o Estado. Finalmente, a DTI está permanentemente preocupada com a aceleração na prestação de serviços propiciada pelo uso da TI. "Estamos sempre atentos às atualizações dos sistemas, capacitações internas e revisão do nosso organograma", diz  Rafael Ferri. "A cultura da transformação digital é irreversível, não há outro caminho. O que fizemos aqui é torná-la mais leve", conclui o diretor.
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.