Voltar Em ato no TJ, Associação de Pacientes Renais lança campanha sobre doação de órgãos

Intenção é desmistificar tema com bom humor

A Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina (APAR) lançou nesta quinta-feira (24/7), na Sala de Imprensa do Tribunal de Justiça, campanha cujo objetivo é desmitificar o tema da doação de órgãos e encorajar a discussão do assunto no ambiente familiar. As peças publicitárias, com abordagem bem humorada e inusitada, foram criadas pela agência Propague, de forma voluntária.

O presidente do TJ, desembargador Nelson Schaefer Martins, esteve no ato e reafirmou o apoio institucional do Judiciário à iniciativa. No Brasil, a fila de espera por um transplante de órgãos é muito longa devido ao baixo número de doadores. Isso acontece porque, na maioria das vezes, as pessoas que se consideram doadoras não informam seus familiares sobre esta decisão. E a família, por ignorar esta vontade do doador, em muitos casos acaba não permitindo que o transplante seja realizado.

A campanha explora situações em que alguém sempre confidencia para a família algo desnecessário que poderia ter sido guardado somente para si. Geralmente, uma opinião ou informação constrangedora ou desconfortável que a família, no fundo, preferiria não ficar sabendo. E no final o conceito da campanha explica: "Tem coisas que a sua família não precisa saber. Mas se você é doador de órgãos, isso sim você precisa informar".

Segundo Juares Alves Nunes, presidente da APAR, a expectativa é grande com a campanha. "Sempre que este tema aparece na mídia, o aumento no número de doadores é imediato", garante. Ao lado do publicitário Roberto Costa, Álvaro concedeu entrevista aos órgãos de comunicação que compareceram à Sala de Imprensa do TJ nesta tarde. 

Imagens: Bruna Eloíse Mendes/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.