Voltar Em cerimônia marcada pela emoção, TJSC faz homenagem ao ministro Jorge Mussi

Homenagem ao ministro Jorge Mussi

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) realizou no fim da tarde desta sexta-feira (23) sessão extraordinária do Tribunal Pleno em homenagem ao catarinense Jorge Mussi, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A solenidade contou com a presença de inúmeras autoridades, entre elas a ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, presidente do STJ, o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, o governador em exercício, Moacir Sopelsa, e ex-presidentes do TJSC, além de representantes do TCE/SC, MPSC, OAB/SC, TRF4, DPE/SC e PGR.  

“Este momento para mim transcende qualquer aspecto formal”, disse o ministro Mussi,  “quando vejo nesta sessão solene, compartilhando deste meu sentimento de gratidão, pessoas chegadas pelos laços de afeto e amizade, às quais muito devo pelo incentivo e confiança delas recebido em ocasiões, circunstâncias e formas das mais variadas”. 

Ocupante de vaga reservada à OAB pelo quinto constitucional, Mussi ingressou na magistratura catarinense em 1994. Foi presidente da Corte de 2004 a 2006 e, no ano seguinte, passou a desempenhar a função de ministro do STJ.

Homenagem ao ministro Jorge Mussi

Já em 2018, na condição de corregedor-geral da Justiça Eleitoral do país, participou da organização das eleições. “A Justiça Eleitoral está sempre em perfeita sintonia com o nosso tempo ao primar pela celeridade, tendo como premissa fundamental a informatização de seus procedimentos.” E fez questão de ressaltar, sob aplausos: “Guardiã do regime democrático, ela deve ser motivo de orgulho dos brasileiros e exemplo ao mundo.”
 
Mussi traçou um panorama das mudanças do Poder Judiciário ao longo dos últimos anos, impulsionadas pela tecnologia, e pontuou os enormes avanços, sem esquecer dos desafios: “Ampliamos o acesso à Justiça, mas pouco fizemos para alargar a sua saída. Sabemos quando a demanda começa, todavia não sabemos quando o processo termina.” Emocionado, o magistrado finalizou agradecendo aos colegas, amigos e familiares. 

Homenagem ao ministro Jorge Mussi
 
Manifestações: 

João Henrique Blasi, desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina: “Este é o primeiro ato comemorativo dos 131 anos desta Corte para, de forma solene, tributar justa e impostergável homenagem a um de seus mais ilustres integrantes. No nosso Tribunal, o homenageado militou exemplarmente ao longo de 14 anos, vindo a ser, ato contínuo, cedido ao Tribunal da Cidadania em Brasília, onde permanece há 15 anos, cumprindo trajetória retilínea e ascendente, sempre pronto, sempre solícito, erigindo pontes em prol das grandes causas de Santa Catarina.”

Luiz Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça:  “Ressalto a solidez da  liderança do ministro Jorge Mussi, a cordialidade do seu trato, a forma segura com que ele representa o Tribunal da Cidadania. Ele é formador de jurisprudência aqui, nesta Casa, e forma a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Marca, com seus precedentes, quase toda jurisprudência na área criminal. Todos os meus colegas de Tribunal me pediram a mesma coisa: “Não deixe de dizer o quanto nós temos apreço por ele, o quanto nós o admiramos por  honrar este Tribunal e, portanto, nós também honramos a amizade com ele.”

André Luiz Dacol, desembargador do TJSC: “O ministro Jorge Mussi sempre judicou com todos os predicados técnicos que se exigem de quem cumpre o dever de julgar a vida do próximo. Com firmeza, altivez, independência, mas sem distanciar-se das virtudes humanas indispensáveis a quem veio ao mundo predestinado a servir a deusa Atena. Com prudência, temperança, equidade, serenidade e humildade, para reconhecer e ser benevolente com as falibilidades humanas.”

Cláudia Prudêncio, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Santa Catarina (OAB/SC): “Um florianopolitano de alma e coração, que dedica a sua trajetória profissional a serviço do Direito. E assim faz brilhante carreira, colaborando em órgãos públicos, galgando cargos e chegando ao STJ, para nosso orgulho. E nós nos orgulhamos, não tão somente por ser um catarinense brilhando no cenário jurídico nacional, mas porque é oriundo do quinto constitucional da advocacia.”

Fernando da Silva Comin, procurador-geral de Justiça: “O ministro Jorge Mussi é uma grande referência, não apenas de judicatura, mas sobretudo um grande líder, dotado da aguçada e natural capacidade de comunicação e de construção de amizades. Fortalece a Corte da Cidadania, tornando-a elemento fundamental da transformação positiva do sistema de Justiça. Posiciona-se com equilíbrio e coerência, mediante juízos sempre muito ponderados, entre a observância das liberdades e garantias individuais e direitos e interesses sociais e coletivos. Um catarinense que honra sua terra.”

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.