Voltar Em diversas partes do Estado, acolhidos são contemplados com presentes do Natal Solidário


 

A campanha Natal Solidário 2022, do Poder Judiciário de Santa Catarina, presenteia centenas de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional em todas as comarcas do Estado. Algumas unidades participantes do evento já fizeram a entrega de brinquedos, roupas, calçados e outros mimos às instituições.

Em Lages, na Serra catarinense, os servidores da comarca adotaram cartinhas de duas instituições de acolhimento. A entrega para crianças e adolescentes do Serviço de Acolhimento Menino Jesus, no bairro Guarujá, ocorreu nesta terça-feira (13/12). Uma festa está programada para a próxima sexta (16), momento em que Papai Noel presenteará os participantes. “A confecção das cartinhas já foi um momento muito especial; a entrega dos presentes será melhor ainda. Eles estão ansiosos e na expectativa”, conta a coordenadora, Andressa Ortiz Correa.

Esta não é a primeira vez que o Judiciário é parceiro em ações na unidade. “Ficamos muito contentes com esse apoio. Neste caso, das datas especiais, é muito importante termos presentes de boa qualidade para oferecer a nossas crianças, que estão um pouco fragilizadas no acolhimento.”

A chefe de secretaria do fórum, Yonara Zeschau Schimitz Silva, foi quem mobilizou os colegas na campanha do Judiciário. Na próxima quinta (15), ela fará a entrega das doações ao serviço de acolhimento de Bocaina do Sul, município abrangido pela comarca. “Em Lages, os servidores são sempre muito solidários e aderem às ações propostas. Neste movimento para presentear crianças e adolescentes não foi diferente. É gratificante saber que temos com quem contar para ajudar a quem precisa.”

Vale e Litoral Norte


 

Na comarca de Blumenau, no Vale do Itajaí, os presentes embalados em papel colorido foram entregues nesta semana (12/12) na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) da Prefeitura de Blumenau. No total, 54 cartas natalinas foram adotadas por servidores, magistrados e familiares de servidores que, sensibilizados com a campanha, dedicaram-se para contemplar os mais diferentes pedidos: de roupas a deliciosas guloseimas. Por enquanto, os presentes são surpresa - as crianças e os adolescentes só receberão as lembranças natalinas no dia 24 de dezembro, véspera de Natal.


 

Já no Litoral Norte, 22 crianças e adolescentes acolhidos e acompanhados pela Vara da Família, Infância e Juventude da comarca de Balneário Camboriú foram contemplados pela campanha Natal Solidário. Servidores, juízes e promotores adotaram as cartinhas e compraram os presentes individualizados. A entrega dos mimos natalinos ocorreu na semana passada, em um jantar especial e animado na pizzaria Heróis da Pizza. Além disso, de acordo com a juíza Camila Coelho, titular da unidade, por iniciativa do serviço social, foram adotadas por servidores outras 21 cartinhas de crianças que frequentam projetos da Biblioteca Comunitária Bem Viver.


 

No Alto Vale, os presentes arrecadados por magistrados e servidores da comarca de Rio do Sul foram destinados ao Lar da Menina. O coordenador da instituição, Patrick Munzfel, esteve no fórum nesta terça-feira (13/12) para receber os itens. O juiz Raphael Mendes Barbosa, da Vara da Família, Órfãos, Sucessões e Infância e Juventude, e o chefe de secretaria do foro, Natalício Marcelino, realizaram a entrega de 22 presentes que serão doados às crianças e aos adolescentes do Lar.

Sul


 

Na região sul do Estado, uma das comarcas participantes da campanha e que já fez sua entrega foi a comarca de Araranguá, que beneficiou 26 crianças e adolescentes em acolhimento institucional na Casa Lar Irmã Carmem, de Araranguá. “Enquanto servidores do Tribunal de Justiça, ficamos muito felizes em poder contribuir de alguma maneira com o sonho de Natal de crianças e adolescentes acolhidos”, afirmou a oficial da infância e juventude da comarca, Grace Kelly Fortunato Canto Lopes, que ficou à frente da arrecadação e entrega dos presentes. Ela se alegra especialmente como oficial da infância, que acompanha de perto a instituição, sabe o excelente trabalho que exercem no cuidado dos abrigados e que muitos deles, dos quais conhece a história, estão em acolhimento através do seu trabalho no Judiciário.

A comarca já promove o apadrinhamento de cartinhas de Natal da casa lar há muitos anos, mas ficou feliz em integrar a ação Natal Solidário, do PJSC, neste ano. “É uma grande satisfação participar dessa campanha.” A servidora explica ainda que o abrigo disponibiliza metade das cartinhas para a comarca e a outra metade para outras instituições, sendo que esta parte é direcionada a itens de material escolar, para que iniciem o ano também com material adequado. A festa de entrega dos presentes deve acontecer no próximo dia 20. “É um momento bonito de ver essas crianças, com realidades tão difíceis, conseguirem sorrir e terem a possibilidade de sonhar um pouco.”


 

Outra comarca do sul catarinense que concretizou sua participação na campanha foi Urussanga. A entrega dos presentes arrecadados foi feita ao abrigo Paraíso da Criança, que fica na cidade-sede da comarca. No total foram atendidas sete crianças, sendo que duas entraram no abrigo após o envio das cartinhas, mas também foram presenteadas. Em mais uma iniciativa solidária, servidores da comarca que não conseguiram pegar cartinhas se reuniram e montaram duas cestas, uma de guloseimas e outra de brinquedos, para serem distribuídas entre as crianças abrigadas.

Oeste


 

Na região do Extremo Oeste, a comarca de São José do Cedro também promoveu a entrega de sua arrecadação natalina em prol das crianças e jovens em acolhimento. A juíza titular da Vara Única da comarca e diretora do foro, Jéssica Evelyn Campos Figueiredo Neves, manifestou total apoio à campanha, bem como os servidores da comarca. Foram atendidas 15 crianças e adolescentes do Lar Aprisco, localizado na cidade-sede da comarca, que se encheram de alegria e felicidade ao serem presenteados. 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.