Voltar Em dois anos, número de reintegrações familiares quase dobra na comarca de Joinville

A Vara da Infância e Juventude da comarca de Joinville registrou quase o dobro de reintegrações familiares no município, de 30 para 50 casos, em um comparativo entre os anos de 2018 e 2019.  A reintegração familiar é o processo em que crianças/adolescentes retornam às suas famílias de origem, sejam elas naturais ou extensas, após passagem por acolhimento institucional ou familiar.

Conforme levantamento realizado pela unidade judicial, das 30 reintegrações registradas em 2018, 12 referem-se a menores desacolhidos da medida de proteção (acolhimento institucional) aos cuidados dos pais biológicos, e 18 a menores desacolhidos e confiados à guarda da família ampliada. Já no ano de 2019, esse número aumentou em aproximadamente 70%. Neste período, do total de 50 reintegrações familiares, 28 são de desacolhidos em favor dos pais biológicos e 22 de desacolhidos em favor da família ampliada.

Na opinião do juiz Márcio Renê Rocha, titular da Vara da Infância e Juventude de Joinville, o aumento se deve à participação atuante e dedicada de todos os envolvidos no processo de acolhimento. "Todos são dignos de merecidos elogios, começando pelas instituições de acolhimento, passando pela equipe do setor psicossocial forense e terminando no quadro de servidores do cartório e do gabinete da Vara da Infância", enaltece o magistrado.

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.