Voltar Em evento com 150 pessoas, Novos Caminhos anuncia novas estratégias de ação para 2022

A Coordenação Estadual do Programa Novos Caminhos reuniu no começo do mês, de forma remota, 150 pessoas entre interlocutores do Poder Judiciário catarinense, Fiesc, Fecomércio e serviços de acolhimento para traçar as diretrizes e perspectivas para 2022. 

Para o coordenador Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), desembargador Sérgio Izidoro Heil, “o Programa é uma ferramenta para evitar que, após a saída dos serviços de acolhimento, os jovens sejam cooptados pela criminalidade ou pela mendicância”. 

O magistrado anunciou que o Programa ampliou as ofertas, com novos cursos focados nas competências, habilidades e atitudes. O “Descobrindo a Informática”, por exemplo, passará a contemplar também conhecimentos iniciais de programação, além da já noticiada ampliação dos atendimentos psicológicos aos adolescentes acolhidos com foco no projeto de vida. 

Além disso, serão disponibilizadas palestras de saúde sobre temas como sexualidade, prevenção da gravidez na adolescência, combate ao uso de álcool, drogas, saúde auditiva, além de oficinas sobre saúde mental.

Novos Caminhos 

Desenvolvido pela CEIJ, por meio de uma parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Fiesc, OAB e outros órgãos, o Novos Caminhos faz a profissionalização e articula vagas de mercado de trabalho para os adolescentes a partir dos 14 anos residentes ou egressos das 208 casas de acolhimento de Santa Catarina. Participam da iniciativa 900 profissionais.

Aos menores de 14 anos, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno, com o intuito de prepará-los para a etapa da profissionalização. O programa realiza também atendimento psicológico aos acolhidos.

Ouça o nosso podcast.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.