Voltar Em Florianópolis, sessões do júri reúnem ‘justiceiros’, maridos e autores de brigas banais

A Vara do Tribunal do Júri da comarca da Capital confirmou oito sessões no mês de junho de 2023. Ao todo, 14 pessoas responderão por crimes cometidos contra a vida em Florianópolis, de março de 2018 a agosto de 2021. São quatro tentativas de homicídio e mais quatro assassinatos. As sessões do Tribunal do Júri da comarca da Capital ocorrem às terças e quintas-feiras, com início às 9h, e os julgamentos são abertos ao público.

Duas ocorrências chamam a atenção porque nelas os réus são supostos “justiceiros”. Na última sessão de junho, três homens mataram um “colega” do tráfico de drogas que tentou violentar uma moradora da localidade de Ingleses do Rio Vermelho. Segundo a denúncia do Ministério Público, a facção criou seu próprio “tribunal de exceção”. Já a outra foi um acerto de contas de traficantes com um agente de segurança que chegou a ser processado pela morte de um adolescente do grupo criminoso.

Há também desentendimentos em duas brigas banais que motivaram tentativas de homicídio. Uma delas aconteceu dentro de um ônibus do transporte coletivo, em Canasvieiras, por causa de um assento. O agressor feriu a vítima com cinco golpes de canivete. A outra confusão foi na Penitenciária da Capital, onde dois homens tentaram matar um terceiro por causa de uma briga durante uma festa ocorrida há cinco anos.

Quem julga os crimes dolosos contra a vida é o Conselho de Sentença. Ele é formado por sete jurados sorteados e escolhidos pelo Ministério Público e pela defesa a partir de uma lista anual e outros sorteios realizados para as sessões mensais. A lista dos jurados que farão parte dos sorteios das sessões do ano de 2023 já foi definida, mas quem quiser se inscrever para o ano de 2024 pode acessar o site do Tribunal de Justiça na aba "Jurado Voluntário" e verificar se preenche os requisitos exigidos.

1º/6 - Em julho de 2018, um homem foi vítima de tentativa de homicídio supostamente praticada por sua ex-companheira e o atual companheiro dela. O crime ocorreu na avenida Mauro Ramos e, segundo a denúncia, com emprego de meio cruel - chutes contra o rosto do ofendido (segredo de justiça).

29/6 - Em março de 2018, três homens envolvidos com o tráfico de drogas no norte da Ilha de Santa Catarina mataram um jovem. Investigação policial apurou que a vítima teria invadido a residência de uma mulher, de 25 anos à época, para cometer um estupro. A mulher conseguiu gritar por socorro e o suspeito fugiu da casa. Para fazer “justiça”, três homens levaram a vítima até a mulher para reconhecimento e, ato contínuo, a espancaram e a mataram com vários tiros (Autos n. 0014660-57.2018.8.24.0023).   

*com base na denúncia do Ministério Público

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.