Voltar Em Lages, evento reunirá experiências do Brasil e do mundo em Justiça Restaurativa
A programação do I Seminário Internacional de Justiça Restaurativa de Lages, que acontece na próxima segunda-feira (25/03), a partir das 9 horas, no Teatro Marajoara, contará com a participação de autoridades nacionais e internacionais no tema. Experiências do Canadá e do Brasil serão compartilhadas ao longo do evento. As 480 vagas disponíveis, aliás, foram preenchidas assim que as inscrições foram abertas e oferecidas gratuitamente.
 
Por conta do grande número de interessados em acompanhar as discussões, o seminário será transmitido ao vivo pela internet no endereço www.imagemtv.com.br. O credenciamento dos participantes inicia às 9h. Em seguida, às 9h30min, ocorre a abertura do evento. Paulo Moratelli, psicólogo e delegado internacional para o Brasil da Sociedad Científica de Justicia Restaurativa (Espanha), vai tratar do assunto e suas práticas.
 
No período da tarde, às 13h30min, a primeira mesa-redonda tratará dos programas e experiências no campo da Justiça Restaurativa no Quebec (Canadá), com ênfase na violência contra a mulher, com a participação de três canadenses.
 
Serge Charbonneau, diretor de Equijustice (Rede de Justiça Restaurativa e Mediação Cidadã) do Quebec e pesquisador do Centro Internacional de Criminologia Comparada da Universidade de Montreal; Catherine Rossi, professora da Universidade Laval no Departamento de Serviço Social e Criminologia; e Marie-Clarie Belleau, professora do Departamento de Direito da Universidade Laval, serão os palestrantes.
 
A coordenação ficará a cargo de Theophilos Rifiotis, professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e coordenador do Laboratório de Estudos das Violências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
 
Serge e Catherine continuam no evento à noite para falar sobre Justiça Restaurativa e Juventude no Quebec. O trabalho será coordenado pelo juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Lages, Alexandre Takaschima. O magistrado reforça que Lages é a primeira cidade catarinense a ter uma legislação municipal que trata do Programa de Justiça Restaurativa, e o assunto vem ganhando cada vez mais espaço. "Queremos popularizar o tema para que a comunidade compreenda sua finalidade e os debates saiam do meio acadêmico e jurídico".
 
A proposta do seminário é do Polo de Justiça Restaurativa de Lages, composto por profissionais de diversos órgãos. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Lages, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Laboratório de Estudos das Violências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 
Imagens: Divulgação/Comarca de Lages
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.