Voltar Em reuniões virtuais, cúpula diretiva do PJSC dialoga com magistrados do Vale do Itajaí

Juízes de seis comarcas da região do Vale do Itajaí reuniram-se virtualmente com a Presidência do Poder Judiciário catarinense na quinta-feira (18/6), dando sequência à rodada de visitas virtuais iniciadas em maio na Serra, por conta da pandemia de Covid-19. O diálogo com os integrantes do 1º grau de jurisdição é uma proposta da atual gestão para fortalecimento da comunicação, e o primeiro passo desta troca ocorreu em fevereiro e março, no Norte, Oeste e Extremo Oeste, naquele momento ainda com visitas presenciais.

No roteiro virtual pelo Vale, o encontro foi promovido com a utilização da plataforma PJSC-Conecta. O presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler, junto do 1º vice-presidente da Corte, desembargador João Henrique Blasi; da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins; e dos juízes auxiliares da Presidência e juiz-corregedor, participou de duas reuniões para ouvir os magistrados e conhecer os anseios de cada comarca.

Pela manhã, a reunião ocorreu com os magistrados da comarca de Blumenau, do Fórum Universitário e do Fórum Central. No período da tarde, a conversa contou com a participação dos juízes das comarcas de Gaspar, Indaial, Pomerode, Timbó e Ascurra. A juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), também acompanhou os encontros remotos.

No início do ano, as reuniões estavam focadas em infraestrutura, gestão de pessoas e jurisdição, mas com a pandemia do novo coronavírus a pauta mudou e entre os temas estiveram presentes os desafios da continuidade do atendimento aos jurisdicionados, o trabalho home office, a alta produtividade dos magistrados e informações sobre a futura retomada gradual das atividades presenciais. Demandas das comarcas também foram encaminhadas antecipadamente, sendo direcionadas durante a reunião.

O presidente da Corte ressaltou durante o encontro a intenção inicial de visitar todas as comarcas in loco, como ocorrido no início do ano com os juízes de outras regiões no Estado, mas lembrou que aos 45 dias da nova administração a situação de epidemia e o afastamento social alteraram os planos. "Nós adotamos e estamos centrando a administração em três eixos fundamentais, baseados na informação, na integração e na inovação. De certa forma é o que estamos fazendo hoje, aqui e agora. Informando a nossa situação, buscando informações dos colegas, integrando, mesmo que de forma virtual, e inovando. A inovação não apenas tecnológica, mas sim de um avanço em todas as direções."

Na quinta-feira (25/6), a programação inicia às 10h, com os juízes da comarca de Rio do Sul. No período da tarde, às 15h, a reunião virtual com os magistrados das comarcas de Ibirama, Ituporanga, Rio do Campo, Rio do Oeste, Taió, Trombudo Central e Presidente Getúlio finaliza a agenda de reuniões no Alto Vale do Itajaí.

 

Considerações de magistrados do Vale sobre o encontro virtual:

 

"Foi um encontro muito produtivo, por meio do qual, além de rever todos os colegas da comarca, tivemos a oportunidade de tomar ciência dos esforços que vêm sendo adotados pela presidência do TJSC para contornar as dificuldades surgidas com o advento da pandemia e propiciar a todos nós a continuidade dos trabalhos prestados à sociedade catarinense."

Juiz Clayton Cesar Wadscheer, diretor do Fórum Central da comarca de Blumenau em exercício

 

"Durante a reunião eu me limitei a agradecer ao presidente e a sua equipe e também ao presidente que o antecedeu, e ainda ao juiz Jaber Farah Filho, juiz diretor anterior, por todo o empenho nas obras de conclusão da estrutura do Fórum Universitário. Hoje nós estamos com o prédio totalmente concluído e a nossa reivindicação do momento afeta a falta de servidores, mas não há pertinência em tratar destas questões em meio à pandemia."

Juiz Sérgio Agenor de Aragão, diretor do Fórum Universitário da comarca de Blumenau

 

"A reunião foi ótima e concretiza os eixos fundamentais que o eminente presidente definiu para sua administração, quais sejam, informação, integração e inovação. Primeiro, porque aproxima os juízes de primeiro grau e a cúpula do egrégio Tribunal de Justiça, em uma proveitosa troca de informações. Segundo, porque permite aos juízes de primeiro grau explanar suas dúvidas e dificuldades, assim como receber pronta orientação e encaminhamentos referentes aos questionamentos arguidos. Terceiro, em razão de que trouxe relevantes informações sobre as inovações que estão sendo desenvolvidas para o contínuo aprimoramento da prestação jurisdicional catarinense." 

Juiz Josmael Rodrigo Camargo, diretor do foro da comarca de Ascurra

 

"A reunião foi pautada em muita transparência e diálogo do corpo diretivo do TJSC com os magistrados do Vale do Itajaí. Apesar do momento adverso vivenciado, foi possível perceber o comprometimento da atual administração com a atividade-fim do Poder Judiciário."

Juíza Fabiola Duncka Geiser, diretora do foro da comarca de Timbó

 

"A reunião foi altamente produtiva, porque o presidente e a corregedora-geral de Justiça e toda a equipe auxiliar nos informaram todas as ações tomadas nesse momento de pandemia e também esclareceram as medidas e ferramentas que estão sendo viabilizadas para nós juízes enfrentarmos o quadro atual vivido pelo Judiciário."

Juiza Iraci Satomi Kuraoka Schiocchet, diretora do foro da comarca de Pomerode

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.