Voltar Em São José, Novos Caminhos forma 84 jovens no curso de educação profissional

Cerimônia de formatura do curso de educação profissional.
 

Os jovens do Programa Novos Caminhos comemoraram mais uma conquista na quinta-feira passada (16). Em cerimônia realizada no Senai de São José, eles se formaram no curso de educação profissional e também nos projetos e atividades complementares qualificadoras. São 84 adolescentes que vivem, de forma temporária, nas casas de acolhimento da Grande Florianópolis. 

As empresas parceiras receberam o selo "Empresa Cidadã” e foram homenageadas, assim como as instituições e a equipe técnica do programa. O evento estava previsto para dezembro do ano passado, mas foi adiado em razão das fortes chuvas na região.

“Este é um dos programas mais eficientes que conheço, especialmente na construção da cidadania dos nossos jovens”, disse a juíza Ana Cristina Borba Alves, titular da Vara da Infância e Juventude da comarca de São José, que trabalha na área da infância há 15 anos. Em sua fala, visivelmente emocionada, ela ressaltou a força de vontade dos jovens e a importância das empresas parceiras. “Sem elas, essas histórias exitosas não seriam possíveis”, salientou. A magistrada representou o desembargador Sérgio Izidoro Heil no referido evento, responsável pela Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij).

Na mesma linha se manifestou o professor Constantino Assis, presidente do Conselho de Administração da Fundação Esag (Fesag). “A vontade de aprender, aliada à vontade de ensinar, é que faz a diferença na vida das pessoas”, disse. 

Além dos citados, estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Edenice da Cruz Fraga;  e o vice-presidente da FIESC para a região sudeste, José Fernando da Silva Rocha, entre outras autoridades. 

O Programa 

Iniciativa do Poder Judiciário de Santa Catarina, o Programa Novos Caminhos (PNC) é um projeto social que atua na oferta de serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas 208 casas de acolhimento do Estado. Oferece aos maiores de 14 anos cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira. 

Esta ação do TJSC, liderada pela CEIJ, tem a parceria da AMC e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).

Em 2022, mais três instituições passaram a apoiar esse projeto: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - FAESC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR - Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina – CIEE/SC; e o Serviço Social do Comércio - SESC/Fecomércio.

Imagens: Ellen Ramos (Fiesc)
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.