Voltar Em visitas on-line, cúpula diretiva do PJSC mantém diálogo com magistrados do Alto Vale

O presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), desembargador Ricardo Roesler - acompanhado do 1º vice-presidente da Corte, desembargador João Henrique Blasi; da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins; e dos juízes auxiliares da Presidência, juiz-corregedor e assessores -, encerrou nesta quinta-feira (25/6) a série de encontros virtuais com magistrados nas comarcas do Alto Vale do Itajaí.

O PJSC foi o primeiro Tribunal do país a tomar uma medida efetiva e determinar a suspensão dos trabalhos presenciais no dia 16 de março deste ano, reconhecendo a gravidade da situação e isolando para preservar a saúde dos servidores, dos magistrados e de todos os usuários do sistema; por esse motivo, os encontros com a nova gestão, antes presenciais, tiveram de ser adaptados.

O roteiro on-line pelo Vale do Itajaí iniciou na semana passada, quando magistrados de Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode, Timbó e Ascurra se reuniram virtualmente com a cúpula diretiva do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Nesta quinta-feira, os encontros contemplaram as comarcas do Alto Vale. Pela manhã, os magistrados de Rio do Sul; à tarde, as comarcas de Ibirama, Ituporanga, Rio do Campo, Rio do Oeste, Trombudo Central e Presidente Getúlio. Durante a conversa, o presidente da Corte apresentou dados sobre os 100 dias de sua gestão, a alta produtividade da magistratura catarinense e abordou, principalmente, os desafios enfrentados em meio à pandemia de Covid-19.

"Estamos informando, trazendo e buscando informações, dialogando desta maneira franca, leal, aberta, como nós nos propusemos desde o início da gestão. Integrando, apesar da distância, e inovando com essas videoconferências", ressalta o desembargador Roesler sobre o uso da tecnologia neste momento sem precedentes nos 128 anos de história do Poder Judiciário.

Durante a visita on-line, o 1º vice-presidente do Poder Judiciário também ressaltou a continuidade dos encontros com os magistrados de 1º grau: "Essas reuniões têm sido muito importantes, porque em meio a esta pandemia o que nos resta é o contato virtual, mas que tem sido extremamente produtivo na medida em que ele nos propicia dialogar de forma franca e sincera com os magistrados para ouvir suas reivindicações, quem sabe até seus sonhos e, na medida do possível, viabilizar essas demandas."

Durante as videoconferências, os magistrados apresentaram seus anseios e pedidos e esclareceram questões surgidas em meio à pandemia. Eles também puderam compartilhar demandas das comarcas do Alto Vale como questões sobre equipe, obras nos prédios do Judiciário local e retomada das atividades presenciais em todas as 111 comarcas do Estado.

Confira considerações dos magistrados sobre as reuniões desta quinta-feira (25/6):

"A presença virtual da cúpula diretiva do egrégio Tribunal de Justiça de Santa Catarina na manhã de hoje (quinta-feira), em videoconferência com os magistrados da comarca de Rio do Sul, transmitiu-nos segurança para aquilo que neste delicado momento mais precisamos fazer: trabalhar; trabalhar muito na prestação jurisdicional, utilizando métodos diversificados para, sem ferir qualquer direito, chegar de forma mais célere e segura ao cidadão que da aplicação da Justiça necessita."

Juiz Claudio Areco, diretor do foro da comarca de Rio do Sul

"Nesse momento que enfrentamos dificuldades nunca vividas por nenhum daqueles que atuam no sistema de justiça, os juízes do Alto Vale e de Santa Catarina se sentem seguros com a atuação da Alta Direção do judiciário catarinense, que sob a Presidência do desembargador Ricardo Roesler, tem procurado, com transparência e criatividade, assegurar aos magistrados e servidores condições para continuar prestando serviços da melhor forma possível a todos os jurisdicionados."

Juiz Edison Zimmer, titular da Vara da Fazenda Pública da comarca de Rio do Sul

"Uma reunião muito proveitosa, rica em informações sobre as diversas ações desenvolvidas pela Administração Superior e com espaço para que cada unidade jurisdicional pudesse abordar suas dificuldades específicas. Para além disso, foi também um momento de inspiração e de estímulo para que todos permaneçam engajados em suas atividades judicantes, certos de que esse momento de crise será superado."

Juíza Angélica Fassini, diretora do foro da comarca de Ibirama

"Reunião de grande valia na qual foram destacados pontualmente os anseios dos integrantes das comarcas do Alto Vale e contribuiu, sobremaneira, para o estreitamento das relações interpessoais dos membros do Judiciário catarinense."

Juiz Rodrigo Vieira de Aquino, diretor do foro da comarca de Ituporanga

"A reunião foi extremamente proveitosa e deixou evidenciados o compromisso, a dedicação e o cuidado do senhor presidente e toda a sua equipe com magistrados, servidores e jurisdicionados nesse momento de crise."

Juíza Griselda Rezende de Matos Muniz Capellaro, diretora do foro da comarca de Rio do Campo

"Entendo que as reuniões online realizadas com a cúpula diretiva do Tribunal de Justiça de Santa Catarina demonstram que a nova gestão está conectada aos juízes de primeiro grau e atenta aos anseios das comarcas, a despeito das adversidades causadas pela Pandemia do COVID-19 sendo, portanto, louvável a atuação do novo corpo diretivo do Poder Judiciário Catarinense em prol da saúde dos servidores e da garantia da continuidade prestação jurisdicional". 

Juíza Shirley Tamara Colombo de Siqueira Woncce, diretora do foro da comarca de Rio do Oeste

"A reunião foi muito produtiva. Além do poder reencontrar os colegas da região, foi uma oportunidade de diálogo com a administração do Tribunal onde pudemos explanar as dificuldades enfrentadas em nossas comarcas. Além disso, observamos que a administração não mede esforços para combater a crise surgida com a pandemia. Esse comprometimento do corpo diretivo nos tranquiliza para que sigamos exercendo nossas atividades, visando atender a contento o anseio dos jurisdicionados."

Juiz Jean Everton da Costa, diretor do foro da comarca de Taió

"A reunião com o corpo diretivo do egrégio Tribunal de Justiça foi importante para que tivéssemos conhecimento das medidas que estão sendo tomadas para segurança de todos e, ao mesmo tempo, para que o jurisdicionado continue sendo atendido. Foi uma postura de extrema relevância e que trouxe informações imprescindíveis ao cotidiano de todos."

Juiz Raphael Mendes Barbosa, diretor do foro da comarca de Trombudo Central

"O esforço realizado pelo corpo diretivo do Tribunal de Justiça e da Corregedoria-Geral da Justiça para manter o diálogo com o primeiro grau mesmo nesses difíceis tempos de pandemia é muito significativo, pois confirma a preocupação e o interesse de todos em aprimorar a continuidade e a qualidade da prestação jurisdicional catarinense. É uma grande honra poder participar deste momento, do qual se sai ainda mais confiante para encarar os desafios cotidianos da comarca."

Juiz Felipe Agrizzi Ferraço, diretor do foro da comarca de Presidente Getúlio

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.