Voltar Emoção e gratidão nas solenidades de encerramento do Novos Caminhos no norte de SC

Em solenidades marcadas por momentos de emoção e expressa gratidão, apoiadores do programa Novos Caminhos participaram nesta semana das cerimônias de encerramento das atividades de 2022 na região norte do Estado. Na terça-feira, dia 22, o encontro aconteceu em Jaraguá do Sul; na sequência, dia 23, em Joinville. Nas ocasiões foram entregues certificados de cursos e prestadas homenagens aos adolescentes de destaque, às equipes técnicas, às empresas e voluntários parceiros na iniciativa.

Jaraguá do Sul

Na região do Vale do Itapocu, 23 jovens/adolescentes foram certificados, oito empresas receberam o título de “Empresa Cidadã”, 18 o título de "Empresa Amiga" e 30 voluntários o de “Cidadão Amigo”. As ações de que os homenageados fizeram parte podem mudar a vida dos jovens/adolescentes atualmente abrigados. Durante o ano eles participaram de atividades de educação básica e profissional, de empregabilidade, vida saudável e parcerias. O objetivo é, por meio de um processo de autoconhecimento, identificar nos jovens potencialidades em um futuro próximo, para que tenham autonomia no momento do desacolhimento.

A juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, lotada na Vara da Família, Infância e Juventude, Idoso e Sucessões da comarca de Jaraguá do Sul, representou o TJSC no evento. Durante sua explanação, a magistrada relembrou que desde a criação do programa, em 2013, mais de 5 mil adolescentes já foram atendidos; destes, 895 foram encaminhados ao mercado de trabalho. Para ela, é fundamental que a iniciativa privada assuma um papel de protagonista para a efetiva mudança na vida dos jovens.


 

“Ao abrirem suas portas oportunizando o primeiro emprego, os empresários garantem a eles a autonomia e independência necessárias no processo para o desacolhimento, com a chegada da, não muitas vezes, temida maioridade. Importante que enxerguemos que nossas instituições de acolhimento estão repletas de potencialidades, jamais conhecidas ou incentivadas em razão de um contexto familiar disfuncional, do qual eram vítimas e não coautores”, frisa.

Durante o ano, na regional, 23 adolescentes foram encaminhados para ações do Novos Caminhos, inseridos tanto em cursos profissionalizantes quanto em projetos voltados à saúde física e mental. Segundo o vice-presidente da FIESC regional Vale do Itapocu, Célio Bayer, o engajamento da sociedade é fundamental para o bom andamento da causa. “O programa Novos Caminhos se constitui em uma importante iniciativa de inclusão de jovens em acolhimento pelo Estado, oportunizando educação voltada ao mundo do trabalho e a perspectiva de desenvolvimento da cidadania, graças à atuação das entidades parceiras.”

Joinville

Momentos de emoção marcaram nesta semana o encerramento do programa Novos Caminhos 2022 na regional de Joinville, que aconteceu no auditório do Senac. A solenidade reuniu representantes dos abrigos, empresas parceiras, autoridades e os grandes homenageados – 31 jovens/adolescentes formandos.

Dezesseis empresas receberam o selo de “Empresa Cidadã” por oportunizar a inserção dos adolescentes no mercado de trabalho; 15, o certificado de “Empresa Amiga do Programa” por auxiliar os serviços de acolhimento; 95 voluntários, o certificado de “Cidadão Amigo”; e outros 19, o de “Membro da Equipe Técnica Local”.

Representando o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), o juiz Márcio Renê Rocha, titular da Vara da Infância e Juventude da comarca de Joinville, relembrou que o Novos Caminhos tem como objetivo assegurar uma vida digna e independente aos jovens/adolescentes abrigados quando completarem a maioridade. Em tese, disse, o programa parece simples, porém no todo é muito complexo.


 

“O Novos Caminhos envolve uma união de esforços, desde as instituições, voluntários e empresas, e durante toda a trajetória o que podemos constatar é que está dando certo. Prova disso é o interesse de outros estados em replicar a iniciativa”, enfatiza.

E como a base dos Novos Caminhos é investir na educação dos jovens como garantia de seu desenvolvimento futuro, conforme comenta o gerente de Operações da Fiesc, Daniel de Aviz, qualificar é a prerrogativa. “Nós entendemos o momento que o país vive, muito polarizado, mas tem um tema que une a todos, que é a educação. Então, promovemos a educação para que esses jovens possam se colocar no mercado de trabalho futuro e possam ter uma expectativa de como são as profissões.”

Na mesma linha, confirma o pensamento o diretor do Senac Joinville, Ronaldo Ribeiro: “O Senac atua com educação, nossa missão é contribuir para que esses jovens, ao finalizar seu tempo nas casas lares, possam ingressar no mercado de trabalho mais preparados.”


 

O Sesc – Serviço Social do Comércio – é o mais novo parceiro do Novos Caminhos. O gerente da unidade Joinville, Josué Kleinhempl, ressalta que haverá plena integração entre o programa e a instituição. “O Sesc atua em cinco áreas – educação, saúde, lazer, cultura e assistência. Nós entendemos que a junção dessas áreas tem sintonia com o Novos Caminhos. Será uma parceria duradoura.”

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi protagonizado por uma adolescente formanda de 15 anos que discursou perante a plateia, agradeceu a oportunidade de integrar o Novos Caminhos, homenageou os voluntários que os acompanharam e lembrou aos representantes das instituições presentes que os jovens acolhidos se preparam para serem grandes profissionais. “Hoje, com a qualificação recebida, temos uma visão ampla do futuro tanto na parte de trabalho quanto na vida. E espero que as oportunidades se expandam e que tenhamos um futuro com mais segurança e garantia”, concluiu.

***Nesta sexta-feira (25/11), será realizada a cerimônia de encerramento do Novos Caminhos na região da comarca de São Bento do Sul.

Sobre o programa:

Com abrangência em todo o território catarinense, o programa Novos Caminhos surgiu em 2013 com o propósito de unir esforços para transformar a realidade de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento, por meio de ações que promovam uma vida digna e autônoma. O programa é uma iniciativa do TJSC juntamente com a AMC e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Também o integram a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), por meio do SENAC e SESC, a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – FAESC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, e o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina – CIEE /SC.

Imagens: Divulgação/PNC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.