Voltar Empresa de telefonia: Cojepemec alcança 86% de êxito nas audiências de conciliação

O Programa de Conciliação e Mediação de 2º Grau, coordenado pela Coordenadoria Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cojepemec), comemora o grande êxito na realização de audiências de conciliação em pautas concentradas, que tem como litigante uma empresa de telefonia ¿ ela está em fase de recuperação judicial.

O projeto encerrou o mês de maio com 86 audiências realizadas e as partes chegaram, coincidentemente, num acordo em 86% dos casos, sendo negociados um total de R$ 444.438,58. A execução das audiências tem a participação dos conciliadores Zuleica Fernandes, Roberto Teixeira Faustino da Silva e Ana Carolina Treis, além de alunos em fase de estágio supervisionado do curso de formação de facilitadores judiciais realizado pela Academia Judicial.

A facilidade do formato virtual das audiências viabiliza o alcance do projeto em larga escala, contemplando processos de todo o Estado, em 1º e 2º graus de jurisdição. A servidora do Programa de Conciliação e Mediação de 2º Grau, Ana Carolina Treis, explica que "o projeto ainda está em fase inicial e seguirá nos próximos meses, com perspectiva de abranger cerca de 400 processos". Ela ressalta que o engajamento dos advogados e a participação dos conciliadores garantem o elevado índice de acordos, traz benefícios para as partes e contribui para a redução do acervo judicial.

A secretária da Cojepemec, Ilex Rosália Gonçalves, informa que diante do sucesso das audiências, o Programa de Conciliação e Mediação de 2º Grau já iniciou os preparativos para executar mais um projeto a requerimento de outra empresa de telefonia móvel. Ilex afirma que nos atendimentos realizados, a população é orientada a buscar os métodos consensuais para resolver os conflitos e são  oferecidas ferramentas para que isso se concretize, como a plataforma consumidor.gov e o CEJUSC Virtual.

No entanto, explica Ilex, quando tal alternativa não é acionada, "trabalhamos no intuito de possibilitar o acesso às práticas consensuais dentro do procedimento judicial, intermediadas por facilitadores capacitados". Ainda conforme Ilex, "a conciliação viabiliza a solução célere e humanizada dos litígios judiciais, possibilita que as partes protagonizem a resolução dos seus conflitos, consensualmente, e estimula a pacificação social". 

Mais informações poderão ser obtidas através do e-mail conciliar2grau@tjsc.jus.br.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.