Voltar Encerramento da XIII Semana da Justiça pela Paz em Casa ocorre na comarca de Criciúma

A desembargadora Salete Silva Sommariva, titular da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, encerrou em Criciúma, no sul do Estado, a XIII Semana da Justiça pela Paz em Casa. O evento buscou mais uma vez levar à sociedade conscientização e prevenção sobre a violência contra a mulher.

A solenidade, realizada na sede da comarca de Criciúma no final da tarde da última sexta-feira (15/3), teve a participação da juíza Eliza Maria Strapazzon, diretora do foro e titular da 1ª Vara da Fazenda Pública daquela unidade, e do vereador Clademir Manoel de Souza, o "Peninha", de Siderópolis, conhecido defensor das causas das mulheres. A desembargadora Salete Silva Sommariva destacou em sua fala a relevância das iniciativas realizadas nas escolas por meio da capacitação de educadores, como no projeto Formar para Transformar, e também a importância do atendimento ser realizado, além das vítimas, com os autores de violência contra a mulher.

Segundo a magistrada, um dos grandes questionamentos que recebe é como as pessoas podem ajudar e o que podem fazer por essa causa. "Esse problema é de todos nós, temos responsabilidades, e acho que agora a sociedade acordou para esta questão. Mesmo não estando ligados a órgãos assistenciais, sempre há algo que pode ser feito, como se unir a movimentos organizados, entidades, e até mesmo chamar a polícia quando ouvir o grito de uma mulher que pode estar sendo vítima de violência", ressaltou a desembargadora.

Na sequência, o vereador de Siderópolis abordou seus projetos de lei, em tramitação e sancionados, todos voltados para a conscientização relacionada à Lei Maria da Penha, como uma semana de conscientização nas escolas do município, o Dia Laranja, realizado aos 25 de cada mês, e adesivo do disque-denúncia com o número 180, que deverá ser fixado nas empresas de Siderópolis. "Temos que levar esse debate sobre o assunto da violência contra a mulher para as rodas de conversa e para dentro das escolas. O meu propósito é informar e conscientizar, prevenir e agir, e é isso que estou tentando realizar com os projetos de lei e demais iniciativas", explicou o vereador.

Segundo dados do TJ, ingressaram no último ano 250 novos processos de feminicídio tentado ou consumado, e mais de 11 mil medidas preventivas. No Brasil, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2018, o número de feminicídios aumentou 34% entre 2016 e 2018, ao passar de 3.339 casos para 4.461."É justamente em razão de números alarmantes como estes que nós devemos dar a devida atenção a iniciativas como a Semana da Justiça pela Paz em Casa e eventos como o que estamos promovendo", afirma a juíza Eliza Maria Strapazzon. A XIII Semana da Justiça pela Paz em Casa é promovida pelo CNJ, com o apoio da Cevid do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Imagens: Divulgação/Comarca de Criciúma
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.