Voltar Encontro na comarca de Blumenau mostra caminhos para se tornar um agente pacificador
Os caminhos para compreender melhor a si mesmo e estar aberto para ajudar na resolução de conflitos foram apresentados e discutidos em um bate-papo na manhã desta terça-feira (18/12), durante a 19ª edição da Roda de Conversas sobre Conciliação no Fórum Central da comarca de Blumenau. O tema em foco foi "O que faz de mim um agente pacificador?", e o assunto encerrou com chave de ouro os encontros mensais feitos ao longo do ano com a presença de conciliadores, advogados e interessados no tema.
 
A roda de conversas contou com a participação da profissional Juliana Schmitz, graduada em direito, coach, terapeuta e treinadora organizacional. Ela levantou questionamentos a respeito da família, da vida, das relações e da importância de estar ciente das próprias necessidades para então compreender melhor o outro. "Eu acredito que a conexão entre as pessoas não acontece quando elas ficam falando de suas grandiosidades, mas quando elas são capazes de falar de suas vulnerabilidades", salienta.
 
Juliana ressalta que para se tornar um agente pacificador é preciso reconhecer que assumimos vários papéis na vida, somos vários e ao mesmo tempo únicos: "Eu gosto muito do pensamento sistêmico, então eu acredito que temos vários papéis dentro de nós, mas somos únicos em cada um que exercemos. Independente de estarmos no nosso núcleo familiar, no nosso trabalho, incluídos em algum projeto ou dentro de algum sistema, sempre seremos nós. Seremos melhores conciliadores quando formos melhores pais, seremos melhores pais quando formos melhores esposos, amigos e filhos, e essa é a teia que temos dentro de nós."
 
O projeto Roda de Conversas sobre Conciliação teve início em 2017, sob a coordenação da juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, titular da 1ª Vara Cível da comarca de Blumenau. Os encontros, abertos ao público, ocorrem mensalmente no Fórum Central.
Imagens: Pamyle Brugnago/Assessoria de Imprensa TJ-Comarca de Blumenau
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.