Voltar Ergonomia foi a palavra de ordem na Semana da Saúde que percorreu as comarcas de SC

A Semana da Saúde do Poder Judiciário promoveu diversos eventos nas principais comarcas catarinenses, com o objetivo de conscientizar colaboradores sobre a importância de cuidar do bem-estar físico e mental. Na comarca de Lages, durante o workshop "Ergonomize-se", foram repassadas dicas sobre como corrigir hábitos do cotidiano no ambiente de trabalho e na vida pessoal para evitar patologias crônicas, como a lesão por esforço repetitivo (LER) e o distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (Dort).

Na parte prática do evento, os participantes puderam identificar as formas corretas de usar o telefone, colocar a tela do computador na altura adequada, sentar e posicionar pés e mãos, por exemplo. O servidor Rodrigo dos Santos Almeida foi um dos voluntários. Ele conta que teve início de LER, mas a adoção de atitudes simples evitou que a doença evoluísse e as dores diminuíram. "Aprendi os comandos de atalho no teclado para evitar o uso do mouse. Quando preciso, manipulo com o apoio de uma almofada. Como a gente fica muito tempo sentado em frente ao computador, é preciso tomar alguns cuidados", alerta.

Em Joinville, o workshop aconteceu no salão do júri da comarca e reuniu cerca de 50 servidores. Durante a palestra, o enfermeiro Everson Batista Bertazo, integrante da equipe do SC Saúde, destacou os principais erros posturais das pessoas, a altura ideal do computador, a coluna bem alinhada e a importância dos acessórios ergonômicos para evitar danos ao corpo. "Achei muito interessante esta iniciativa. Esta palestra foi importante para alertar sobre os nossos erros e, assim, podermos prevenir vários prejuízos ao nosso corpo", analisou a assessora jurídica Julia Wildner Krewer. O mesmo evento foi realizado na última terça-feira (9/4) na comarca de São Francisco do Sul.

Já no sul do Estado, magistrados e servidores das comarcas de Criciúma e Içara assistiram a palestras sobre ergonomia reunidos nos respectivos salões do júri. Foram repassadas aos presentes informações teóricas sobre o assunto, dicas de boas práticas como alongamentos e acessórios que podem ser utilizados, com oportunidade para o esclarecimento de dúvidas. Foram realizadas também simulações em mesas de trabalho. Em ambas as oportunidades os esclarecimentos foram feitos por profissionais do plano SC Saúde. 

Imagens: Divulgação/Comarcas
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.