Voltar Escaninhos vazios, Judiciário de SC totaliza quase 200 varas com atuação 100% digital

A digitalização dos processos físicos no Tribunal de Justiça de Santa Catarina segue em ritmo acelerado. Atualmente, 195 varas trabalham no formato 100% digital. Deste total, 28 estão localizadas nas regiões Norte e Planalto Norte catarinense.

Esta transformação gera agilidade, redução de despesas e ganhos de operacionalidade no trabalho do Poder Judiciário de Santa Catarina, além de resultar em sustentabilidade e proteção do meio ambiente.

Em Joinville, uma das maiores comarcas de Santa Catarina, 13 varas já estão totalmente digitalizadas. Outro destaque da região Norte é a comarca de Jaraguá do Sul, onde cinco varas já têm todos os seus processos digitalizados.

Juízo 100% Digital

Nesta semana, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou um ato normativo que autoriza os tribunais a implementarem o "Juízo 100% Digital" para executar atos processuais exclusivamente por meio eletrônico e remoto.

Pela proposta, o "Juízo 100% Digital" deverá prestar atendimento remoto durante o horário de expediente forense por meio de telefone, e-mail, videochamadas, aplicativos digitais ou outros meios de comunicação. Além disso, os tribunais que adotarem o modelo deverão ainda fornecer a infraestrutura necessária ao funcionamento das unidades jurisdicionais.

Confira as unidades da região Norte e Planalto Norte que possuem certificação 100% Digital:

Araquari - 1ª Vara Cível

Balneário Piçarras - 2ª Vara Cível e Juizado Especial Cível e Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Canoinhas - Vara Criminal e 2ª Vara Cível

Garuva - Vara Única

Guaramirim - 1ª Vara Cível

Itaiópolis - Vara Única

Jaraguá do Sul - Vara Regional de Direito Bancário; Vara da Fazenda Pública, Acidentes do Trabalho e Registros Públicos; 1ª e 2ª Varas Criminais; Vara da Família, Infância, Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões

Joinville - 1º, 2º e 3º Juizados Especiais Cíveis; 1ª, 2ª e 3ª Varas da Família; 1ª e 7ª Varas Cíveis; 1ª e 2ª Varas de Direito Bancário; 2ª Vara da Fazenda Pública; Vara da Infância e Juventude e Vara do Tribunal do Júri

São Bento do Sul - 2ª Vara Cível

São Francisco do Sul - 1ª Vara Cível

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.