Voltar Especial: Justiça catarinense comemora 15 anos de inauguração de sua Capela Ecumênica

A Capela Ecumênica do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina completa 15 anos de existência nesta quarta-feira (23/11). Concebida na gestão do presidente Francisco Xavier Medeiros, juntamente com o auditório do Tribunal Pleno e a Torre 2, a capela foi inaugurada em 23 de novembro de 2001, mas vivenciou um contratempo devido a uma enxurrada. À época, em razão do alagamento, passou por reformas estruturais; sua reabertura oficial ao público ocorreu em 24 de novembro de 2002.

Em homenagem à data do martírio final de Santa Catarina de Alexandria, haverá diversas cerimônias de 24 a 28 de novembro, organizadas pela Seção do Museu e pela Associação Helênica de Santa Catarina. Nesta quinta-feira (24/11), após celebração na capela às 17 horas, haverá o translado das relíquias de Santa Catarina para a igreja São Nicolau. No dia seguinte (25), o festejo segue para a Catedral Metropolitana de Florianópolis, aos cuidados do arcebispo da Igreja Católica. Por último, na segunda-feira (28), elas retornam ao seu altar sob a supervisão do zelador do ambiente religioso, Pedro Paulo Raimundo.

Com capacidade para 37 pessoas sentadas, a capela permanece aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. Não há cobrança de aluguel pelo uso de suas dependências. A obra, assinada pelo arquiteto Aldo Eickhoff, foi construída a partir da técnica de argamassa armada, com emprego de vitrais, e recebeu a supervisão do professor Vilson Teixeira de Jesus, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Com três altares - o central, onde está a cruz de Jesus Cristo; o lateral direito, que guarda as relíquias da padroeira do Estado; e o lateral esquerdo, base de sustentação para a Bíblia -, costuma-se fazer duas leituras de sua arquitetura. A primeira é de várias mãos unidas numa mesma oração; a segunda, dos cinco continentes povoados, em que as pétalas brancas representariam o território geográfico e os vitrais, os povos dirigindo-se a um só Deus.

Durante esta semana, conheça a história da concepção da capela, a peregrinação do padre Angelos Kontaxis até o monte Sinai para buscar as relíquias da santa preservadas no local, a biografia de Santa Catarina de Alexandria, as bodas de prata celebradas no ambiente e o magistrado que adota a capela como espaço para retiro espiritual.

Textos/Pesquisa: Gustavo Lacerda Falluh

Fotos/Reproduções: Heloísa Medeiros


 

Imagens: Heloisa Medeiros-Arquivo-TJ/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.