Voltar Especialista sugere clareza e unicidade de discurso para a comunicação do Judiciário

A jornalista Patrícia Marins, sócio-diretora do grupo In Press, reabriu nesta manhã (7/12) os trabalhos do 115º Encontro do Conselho de Tribunais de Justiça, que acontece em Florianópolis, na sede do TJ-SC. Ela palestrou aos presidentes de cortes estaduais sobre o papel da comunicação no Poder Judiciário.

Disse que existe uma crise de confiança disseminada na sociedade que afeta os poderes constituídos, entre eles o Judiciário, e que há necessidade dos tribunais planejarem estratégias de comunicação integrada, capazes de atingir variados públicos. Defendeu a prática da comunicação protagonista, que se distingue da comunicação meramente informativa ao utilizar estratégia e criatividade em busca de empatia com os interlocutores. "Comunicação é diálogo", resumiu, ao prescrever ainda atributos desejáveis neste processo, como clareza e unicidade no discurso, simplicidade e disponibilidade. Sua palestra foi bem recebida pelos presidentes de TJs.

"Muito interessante suas colocações, creio que devemos ser transparentes e enfrentar não somente as chamadas pautas positivas como também aquelas difíceis, para explicar nossas posições e tentar alterar entendimentos muitas vezes equivocados justamente por falta de informação", afirmou o desembargador Carlos Augusto Tork de Oliveira, presidente do TJ do Amapá.

Ele contou que se reúne mensalmente com jornalistas e comunicadores de seu Estado para uma conversa de uma hora em que a pauta é livre. Reconheceu contudo que o atendimento aos órgãos de comunicação exige disponibilidade de tempo, coisa que a agenda atribulada da presidência não lhe confere com facilidade.

Ainda no período matutino, o juiz Walter Godoy, titular da 11ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo e magistrado instrutor do gabinete do ministro Ricardo Lewandowski, palestrou sobre o Anteprojeto da Loman - O novo Estatuto da Magistratura Nacional, assunto que igualmente prendeu a atenção dos magistrados no auditório do TJ. O evento segue até o final desta tarde, quando será divulgado o documento final do encontro, intitulado Carta de Florianópolis.

É possível acompanhar o evento através de nossas redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook) no endereço @tjscoficial. As imagens do encontro estarão disponíveis no Flickr do TJ (https://www.flickr.com/photos/tjsc_oficial). 

Imagens: Alex Cavalcante/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.