Voltar Esportes e saúde são pautas de oficinas para adolescentes do Novos Caminhos, no Vale

Ouça o nosso boletim

Esportes e promoção à saúde foram temas de duas oficinas ofertadas em benefício aos jovens participantes do programa Novos Caminhos, no Vale do Itajaí, cujas ações são realizadas em parceria com o programa EU Voluntário, da Fiesc. 

Em 18 de julho, a Oficina de Esportes, promovida na Nossa Casa II, em Blumenau, contou com a presença do professor de Educação Física José Otávio Furtado Ramos, que se voluntariou para realizar esse trabalho. Na ocasião, estiveram presentes a equipe técnica da casa de acolhimento e as crianças e adolescentes que lá residem. Foram trabalhadas formas de conhecer o corpo humano e refletir sobre a importância de praticar esportes e de levar uma vida saudável, contribuindo assim para a promoção da saúde dos adolescentes participantes do Novos Caminhos.

Já no final do mês de julho (29/7), o Serviço de Acolhimento de Rio dos Cedros, pertencente à comarca de Timbó, recebeu a Oficina de Promoção à Saúde/Enfermagem, com a presença da professora e enfermeira Julie Costa, que se voluntariou para atender a essa demanda. Foi um momento de aprendizado e esclarecimento de dúvidas sobre várias temáticas, entre elas prevenção e conhecimento sobre os órgãos reprodutores masculino e feminino, bem como a identificação de sinais que merecem atenção, cuidados e higiene, tendo sido utilizados diversos materiais pedagógicos para contextualizar o tema. Ao final da oficina, cada adolescente recebeu um cartão da palestrante Julie com a escrita: “Cuide do seu corpo e sua mente, são seus bens mais preciosos.”

Programa Novos Caminhos

O programa Novos Caminhos, iniciado em 2013, tem por objetivo desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade. Entre as ações constam ofertas de cursos profissionalizantes e capacitação socioemocional, assim como encaminhamento para estágio e emprego.

O programa é fruto de parceria entre a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Atualmente, integram também a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Para saber mais das ações do programa, acesse.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.