Voltar Estagiário da comarca de Lages lança obra sobre adoção e perda do poder familiar

Inspiração veio de Hans Christian Andersen

O estudante Érico Lang, estagiário da 2ª Vara Criminal da comarca de Lages, acaba de lançar sua terceira obra literária. O romance "Lorena", inspirado no conto "A pequena vendedora de fósforos", de autoria do poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis Hans Christian Andersen, traz questões de adoção e perda do poder familiar no enredo, e um final feliz para a história original.

No conto de Andersen, uma menina muito pobre era obrigada pelo pai a vender fósforos. Se não voltasse para casa com dinheiro, seria espancada. Na última noite do ano, a pequena não conseguiu vender o produto, acendeu um a um todos os palitos na tentativa de se aquecer em uma noite gelada de neve, mas não suportou o frio e morreu com um feixe de fósforos queimados na mão.

A primeira parte da história é contada da mesma forma no romance de Érico. Na rua, Lorena desmaia depois de passar frio e sofrer maus-tratos. Um homem a encontra, leva para casa e lhe dá conforto e segurança. Ele entra na Justiça para conquistar a guarda da menina. Atitude que causa a ira de muitas pessoas da alta sociedade dinamarquesa do final do século 19. Os pais também se sentem provocados e querem sua fonte de exploração de volta e a qualquer custo.

"Gosto de contar histórias de irmãos, pais e filhos. Sempre quis escrever algo baseado numa história existente. Na minha versão, trago um final feliz para um conto não muito conhecido e que tem mais de cem anos", diz o jovem escritor, que levou duas horas para fazer a adaptação e três dias para terminar o livro. O nome é uma homenagem a Volnei Loreno Hasse, advogado nomeado no processo de destituição do poder familiar de Érico, há 19 anos.

O e-book já está disponível na livraria Saraiva e na Amazon pelo valor de R$ 1. Quem quiser receber o conteúdo gratuitamente, é só entrar em contato com o autor pelas redes sociais. Este é o primeiro da coleção Clássicos Recontados. O escritor da estreia, Hans Christian Andersen, nasceu em 2 de abril de 1805, na Dinamarca. Em vida, escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido. Entre suas obras, destaque para "Patinho Feio", "Soldadinho de Chumbo" e "A Pequena Sereia". 

Imagens: Divulgação/Comarca de Lages
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.