Estagiários do PJSC terão acesso a curso inovador com mais de 100 lições para crescer na carreira - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Um dos objetivos é dar ao estudante mais autonomia e segurança para exercer suas funções no Judiciário
Os 2.300 estagiários do Poder Judiciário catarinense (PJSC) terão acesso a um curso produzido pela Fundação Wadhwani, organização sem fins lucrativos criada na Índia. A formação oferece mais de 100 lições e dicas práticas com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais para a atuação profissional de maneira integral. O curso Competências para Empregabilidade já impactou milhares de jovens em vários países.
Durante a formação, os estagiários aprendem a organizar tarefas e priorizar responsabilidades, abordar desafios de forma criativa e eficaz, conciliar diferentes perspectivas e resolver conflitos de maneira construtiva. O curso também aborda temas como comunicação, liderança, profissionalismo, trabalho em equipe, gestão do tempo e escrita impactante, entre outras competências socioemocionais.
Por intermédio do Núcleo de Inovação da Assessoria de Planejamento (Asplan) do TJSC, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) iniciou a interlocução com a fundação, o que resultou na parceria firmada pelo Acordo de Cooperação n. 95/2024.
Conforme Déborah Moraes de Jesus, responsável pela DGP, “o curso terá impacto imediato para os estudantes, no sentido de desenvolver habilidades comportamentais que poderão contribuir para sua integração com a equipe de trabalho e adaptação à realidade da instituição”. E não apenas agora, mas também no futuro. Isso porque, ainda de acordo com Déborah, “a capacitação desenvolverá competências que poderão ser aproveitadas para um possível regresso ao Poder Judiciário após a graduação, seja como servidores efetivos, comissionados ou em outros vínculos”.
Um dos principais objetivos é dar mais autonomia e segurança para que os estagiários desempenhem suas funções no Poder Judiciário. Disponibilizado em módulos organizados por competências, o curso é autoinstrucional, ou seja, cada estudante poderá assistir às aulas no seu próprio ritmo, de forma independente, sem a necessidade de um tutor.
A estudante de direito Beatriz Dallanhol Locks, de 19 anos, estagiária no cartório da 2ª Vara Criminal da Capital, ficou empolgada ao saber da novidade. “Além da liberdade de assistir quando puder, fiquei interessada no curso porque ele oferece dicas práticas sobre questões essenciais do meu dia a dia no Fórum.” Beatriz faz uma pausa e complementa: “Se o meu objetivo aqui é aprender, o que poderia ser melhor do que um curso tão completo?”
Para participar, o estagiário deve se inscrever pelo link que será encaminhado ao seu e-mail institucional nesta segunda-feira, 24 de fevereiro. As aulas estarão disponíveis na plataforma de ensino a partir de 13 de março. Os gestores dos estágios terão o papel de incentivar e orientar os estudantes sobre a participação na formação.