Voltar Estágio do PJSC oportuniza experiência profissional a acadêmicos de diversas áreas

Você tem o sonho de estagiar no Poder Judiciário de Santa Catarina? Basta fazer seu cadastro no site do TJSC – o processo é simples e não é exclusivo para acadêmicos do curso de Direito. Estudantes de diversas graduações já trabalham na instituição e contribuem para o seu funcionamento – entre as áreas estão Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Design, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação. Para inscrever-se, acesse aqui.

Segundo Marcelo Parisi Freitas, chefe da Divisão de Gestão de Cargos, o estágio é uma oportunidade de vivenciar o aprendizado acadêmico junto a profissionais capacitados, o que trará maior segurança, confiança, desenvoltura e conhecimento técnico para esses estudantes ao ingressar no mercado profissional. “Muitas vezes, inclusive, o estagiário retorna para a instituição como servidor efetivo ou exclusivamente comissionado, e já possui uma vivência bastante significativa que o credencia para realizar as atividades de forma mais eficiente”, ressalta.

Atualmente há vagas disponíveis para estagiários de graduação (nível superior), cuja bolsa teve valor majorado recentemente por meio da Resolução GP n. 26, de 20 de abril de 2022, e passou para R$ 1.300, mais auxílio-transporte de R$ 150 – a majoração tem efeitos retroativos a 1º de abril de 2022.

Os interessados podem acompanhar quais processos seletivos estão em andamento diretamente neste link. Há, ainda, um link que indica a concorrência atualizada por curso e lotação, disponível aqui.

A abertura de processo seletivo acontece à medida que há vaga disponível e requerimento das unidades. Nas comarcas, o procedimento de condução do processo seletivo fica sob responsabilidade das secretarias de foro, enquanto na secretaria do TJSC e nos gabinetes de 2º grau a abertura fica sob responsabilidade da Seção de Terceirizados e Estagiários da Divisão de Cargos. Ao ser aberto um processo seletivo, automaticamente participam os acadêmicos inscritos para aquela lotação. Nesse contexto, os estudantes se inscrevem previamente à abertura do processo seletivo e aguardam a abertura de alguma vaga.

Para participar, o estudante deve estar matriculado entre o segundo e o penúltimo semestre do curso ou equivalente (com exceção do curso de Ciências da Computação, em que deverá estar cursando, no mínimo, a 4ª fase).

A inscrição tem validade de 180 dias, contados da data de cadastro. Na hipótese de quaisquer alterações nos dados acadêmicos (como carga horária total do curso, carga horária total cursada e índice acadêmico), a atualização do cadastro é obrigatória, sob pena de desclassificação.

Seguem algumas recomendações referentes ao cadastro:

- O histórico escolar oficial ou autenticado, ou declaração da instituição de ensino que o substitua, em que conste a identificação do estudante e da instituição de ensino e, "de forma totalizada, a carga horária total do curso, a carga horária cursada e o índice de mérito acadêmico" (art. 7º, § 2º, da Resolução GP n. 18/2018), deverá ser digitalizado e disponibilizado pelo estudante no ato da inscrição.

- Orienta-se que, após anexar o documento no cadastro de inscrição, o estudante confirme se ele foi anexado com êxito, clicando no documento salvo e o visualizando.

- Caso o documento não contenha de forma expressa o índice de mérito acadêmico, o candidato selecionado será desclassificado.

- O Judiciário catarinense oferta vagas de estágio em diferentes áreas de graduação. São elas: Administração ou Administração Pública, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia e Museologia, Biblioteconomia e História, Ciências Contábeis, Ciências da Computação (ou outro com currículo equivalente, como Sistemas de Informação, Tecnologia em Informática e Engenharia da Computação), Comunicação Social, Cinema e Artes Visuais, Design ou Design Gráfico, Direito, Economia, Enfermagem, Farmácia, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia de Automação, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle de Automação/Mecatrônica, Jornalismo, Letras (Português), Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.