Voltar Evento no TJSC esmiuçará a operação Lava Jato sob a ótica da Teoria dos Jogos

O magistrado Alexandre Morais da Rosa, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça, coordena no próximo dia 21 de julho, a partir das 14 horas, no auditório do Pleno do TJ, debate sobre "A Operação Lava Jato sob a Ótica da Teoria dos Jogos". O evento será gratuito e aberto ao público em geral. Além do juiz Alexandre, estarão presentes entre palestrantes, debatedores e mediadores o procurador Rodrigo Chenim, do Ministério Público do Paraná; o delegado federal Mário Ancelmo; a doutoranda em Direito pela UFSC Jéssica Gonçalves; e a juíza Vânia Petermann.

Coordenador dos debates, o juiz Alexandre Morais da Rosa é mestre em Direito pela UFSC e doutor em Direito pela UFPR, com estágio de pós-doutoramento em Direito pela Faculdade de Direito de Coimbra e Unisinos; é também professor adjunto de Processo Penal e do CPGD (Mestrado) da UFSC e professor dos programas de mestrado e doutorado da Univali, além de coordenador do Grupo de Pesquisas Judiciário do Futuro (CNPq). Em 2016, lançou a obra "A Teoria dos Jogos aplicada ao Processo Penal".

Em resenha assinada por Luciana Tambosi, o livro foi assim descrito: "A partir da desconstrução do processo penal do conforto, o ponto central da obra é a análise firmada com alicerce na noção de guerra e da Teoria dos Jogos. Nos cinco capítulos em que a obra é edificada, o autor perfaz um trajeto que vai desde a apresentação da Teoria dos Jogos e da compreensão do processo penal com base nessa análise, até a definição dos lugares no jogo e dos fatores de influência da partida, viabilizando a compreensão da importância do domínio teórico e da necessária quebra de paradigmas, que permitirá uma visão menos idealizada e mais eficiente do processo penal, até que se chegue ao resultado do jogo, à decisão." Segundo Tambosi, quando o direito passa a ser pensado a partir da Teoria dos Jogos, se torna possível a compreensão do processo penal de forma mais realista, uma vez que comportamentos de cooperação, de conflito e de luta são percebidos em ambos os domínios.

Imagens: Divulgação/DAG
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.