Voltar Evento sobre a história da Justiça terá a presença do escritor Eduardo Bueno, o Peninha

O jornalista e escritor Eduardo Bueno, o Peninha, é uma das principais atrações do evento "História da Justiça e Museus Judiciários", que será realizado nos dias 5 e 6 de setembro no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis. Peninha promete falar sobre ditadura, revolução e o papel da Justiça no contexto histórico. Às vésperas do evento, ele antecipa seu ponto de vista crítico sobre o atual governo e a tentativa de reescrever páginas obscuras da história brasileira, como a ditadura militar (leia abaixo). As inscrições são gratuitas - terminam hoje (28/8) para o público interno e seguem até o dia 2 de setembro para o público externo - e podem ser feitas no site www.tjsc.jus.br.

"O nome Florianópolis é um castigo"

"Vou falar sobre a ditadura de Floriano Peixoto, que é a primeira ditadura militar do Brasil. O nome Florianópolis é um castigo. O algoz, o carrasco da cidade de Desterro foi quem batizou a cidade como punição durante uma ditadura militar e sufocamento de uma revolução."

Golpe militar

"Não vão conseguir manipular a história. Houve golpe militar em 1964. Um golpe espúrio, sórdido. Sem essa de ditadura branda. Tenho certeza de que o Judiciário, o CNJ, o MP, a PGR, entre tantos órgãos dignos, não vão deixar que essa situação retroceda mais do que vem retrocedendo."

Doutrinação e manipulação

"Eu tenho coragem de dizer: houve, sim, em certas circunstâncias, doutrinação e manipulação do estudo da história nas escolas por obra da esquerda. Só que, na minha opinião, estavam mais próximas da realidade do que essa nova doutrinação e manipulação que a direita quer fazer, negando a ditadura no Brasil por exemplo."

Governo Bolsonaro

"Sou radicalmente contra o governo Bolsonaro, mas tem que ficar claro que foi um governo democraticamente eleito. Representa com muita clareza o que grande parte da sociedade brasileira pensa e quer. Na minha opinião, é um governo que precisa ser combatido dentro da normalidade democrática."

Democracia

"Democracia pressupõe liberdade de expressão, liberdade cultural, apoio e respeito à ciência e apoio à diversidade. Esse governo, embora democraticamente eleito, afronta algumas dessas bases da democracia. E qual é a primeira instância e a última na defesa disso? O Judiciário."

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.