Voltar Eventos em Caçador e Joaçaba marcam encerramento das ações do Novos Caminhos em 2022

O programa Novos Caminhos completa mais uma etapa ao longo dos seus nove anos de existência. Até o dia 7 de dezembro, estão programadas 11 solenidades em comarcas de diversas regiões do Estado para celebrar o encerramento das atividades em 2022. As duas primeiras ocorreram no Meio-Oeste. Nesta semana, Joaçaba e Caçador foram as anfitriãs. Nas ocasiões, houve entrega de certificados de cursos, homenagens aos adolescentes de destaque, equipes técnicas, empresas e voluntários parceiros no Novos Caminhos.

Como não poderia ser diferente, os participantes foram tomados pela emoção, uma vez que o encontro foi uma oportunidade para reconhecer o trabalho daqueles que contribuíram com ações e para parabenizar os adolescentes pelos cursos realizados e os que ingressaram no mercado de trabalho, como aprendiz ou estagiário em 2022.

Em Joaçaba, 10 empresas que abriram as portas aos adolescentes foram homenageadas com certificado de Empresa Cidadã. Outras 33 foram citadas para receber o certificado de Empresa Amiga, por realizarem alguma doação aos serviços de acolhimento. A lista de homenageados contou com 29 voluntários, que receberam o certificado de Amigo Cidadão. Esta foi uma forma de agradecer, parabenizar e sensibilizar outras pessoas e empresas.


 

Por conta do Novos Caminhos, a adolescente G.S., de 16 anos, do acolhimento de Capinzal, atualmente trabalha como aprendiz na Caixa Econômica Federal de Capinzal. Ela teve a oportunidade de falar sobre a experiência e como o programa está mudando sua vida. Assim como a garota, outros 21 adolescentes e uma criança foram homenageados pela participação na oficina Maker. Eles vivem em instituições de acolhimento em Catanduvas, Tangará, Joaçaba, Herval d'Oeste, Capinzal e Campos Novos.

Na região, a equipe diz que uma corrente do bem se fortalece e amplia a cada ano, com apoio de empresas e voluntários que contribuem com suas habilidades, talentos, oportunidades de trabalho, alegria e amor. Neste ponto, destaca-se a participação do voluntário Felipe Velasco, barbeiro, Capitão América da Rustic Barber, parceiro do acolhimento de Herval d'Oeste e que contribui com seu talento e serviços aos acolhidos.

O evento contou com a participação da juíza Dominique Gurtinski Borba Fernandes, representando o coordenador estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina em exercício, desembargador Álvaro Pereira de Andrade. A magistrada representou também o presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, juiz Marcelo Pizolati. A solenidade teve a participação da promotora de justiça Caroline Regina Maresch Conte e do vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Márcio Luis Dalla Lana.

No final, os adolescentes receberam um mimo do Serviço Nacional do Comércio (Senac) e colchas produzidas por voluntários de Joinville na campanha Retalhos do Bem, com tecidos doados pela indústria têxtil do município.

Mais homenagens em Caçador

Em Caçador, 28 adolescentes receberam certificado e tiveram o empenho reconhecido por terem participado das atividades propostas. Eles são das comarcas de Caçador, Curitibanos, Videira e Canoinhas. As homenagens se estenderam a oito empresas cidadãs e amigas do programa, além de 11 voluntários com o certificado de Cidadão Amigo do programa.

De acordo com a Fiesc, na região 58 crianças e 59 adolescentes foram atendidos pelo programa Novos Caminhos. A fim de contribuir para o desenvolvimento dos jovens e com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho, até o mês de outubro houve 110 matrículas na educação básica e profissional do Sesi e do Senai, além de cursos em parceria com o Sebrae, UFSC e Junior Achievement.

O programa Novos Caminhos foi apresentado para 55 indústrias no intuito de sensibilizá-las para o recebimento de currículos. Ao todo, 42 crianças e adolescentes participaram das atividades de vida saudável proporcionadas pela equipe da Fiesc. Oito colaboradores realizaram as atividades de forma voluntária. Durante o ano, houve ainda passeio de Páscoa, horta para o abrigo, campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos, doações de computadores entre outras ações.

A solenidade  de encerramento teve a presença da juíza Lívia Francio Rocha Cobalchini, da Vara da Infância e Juventude de Caçador; André da Silva Silveira, juiz titular da 2ª Vara Cível de Caçador; Daniel Tenconi, gerente executivo do Sesi, Senai e IEL da regional Centro-Norte; Sérgio Ricardo Beirão Legal, gerente do Sesc Caçador; Gustavo Piva, secretário de Assistência Social de Videira; Maria de Lourdes Romão Ceratti, coordenadora da ACEIAS; e Roberta Ceolla Gaudêncio de Moraes, promotora de justiça da comarca de Caçador.

Magistrada diz que o programa muda futuro dos jovens com o apoio da sociedade

Para a juíza Lívia Francio Rocha Cobalchini, titular da Vara da Infância e Juventude de Caçador, o Novos Caminhos foi um alento para quem atua na seara da infância e juventude e serviços de acolhimento, pois permitiu compartilhar com a sociedade o compromisso e o desafio de dar o melhor destino possível a adolescentes que não tiveram a possibilidade de retornar para sua família de origem ou de serem encaminhados para famílias substitutas por meio da adoção.

“Nós sabemos que o acolhimento – seja institucional ou familiar – nunca irá substituir a família, mas nós precisamos ter presente que o nosso compromisso com esses jovens não pode ser apenas o de oferecer uma moradia, o alimento, o vestuário, saúde e escola até que completem a maioridade, mas o de prepará-los para a vida, para que tenham autonomia e segurança para construir a sua própria história e formar a sua própria família, com responsabilidade.”

O programa Novos Caminhos, além de qualificar o adolescente para o mercado de trabalho, também objetiva despertar o interesse dos jovens pelo conhecimento e para a compreensão de que esse conhecimento é o meio para mudar a realidade e diminuir desigualdades sociais. Além disso, o programa possibilita aos participantes a perspectiva de uma vaga no mercado de trabalho.

Imagens: Divulgação/Fiesc
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.