Voltar Executivo Estadual homenageia Judiciário de SC pela parceria em ações na área prisional

Representantes do Poder Judiciário de Santa Catarina foram homenageados na tarde desta quinta-feira (12/12) em evento promovido pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Na oportunidade, foram homenageados o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço, a desembargadora Rosane Portella Wolff, o desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, o desembargador Henry Goy Petry Junior e o juiz-corregedor Rodrigo Tavares Martins.

O secretário Leandro Lima ressaltou que o apoio do TJSC foi fundamental para que diversas ações alcançassem êxito. "Algumas metas e objetivos complexos se tornam mais acessíveis quando temos parceiros prontos para cooperar. Neste sentido, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina tem estabelecido com a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa uma relação de diálogo e cooperação, sem prejuízo ao caráter sempre responsável de fiscalização dos sistemas prisional e socioeducativo", frisou Lima.

O governador do Estado, Carlos Moisés, também agradeceu aos representantes da Justiça catarinense pela parceria ao longo deste ano. "O Tribunal de Justiça, na pessoa do desembargador Rodrigo Collaço, sempre esteve conosco, pronto para contribuir, não só no trabalho de aprimoramento do sistema prisional, mas também em várias outras áreas. Sem esse trabalho conjunto, certamente teríamos dias muito mais difíceis", disse.

Coube ao desembargador Leopoldo Brüggemann, responsável pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) - órgão do TJSC que atua na fiscalização do sistema prisional -, fazer o discurso em nome dos homenageados. O magistrado destacou as principais ações da pasta, como a implantação das audiências de custódia em todo o Estado; introdução das tornozeleiras eletrônicas; visitas às unidades prisionais para conhecer de perto a situação do sistema carcerário; implementação do cartão-pecúlio entre outras. "Não fizemos mais porque não foi possível. Tenho um sonho: equacionar a falta de vagas (no sistema prisional) e, gradativamente, no futuro dos que me seguirem, não mais construir prédios para reclusão, mas sim escolas", assinalou.

O presidente do TJSC também fez uso da palavra durante o evento, oportunidade em que enalteceu a soma de esforços entre os poderes e o trabalho realizado pelos agentes prisionais e integrantes da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa. "Recebemos essa homenagem com muito orgulho e ela é fruto, indiscutivelmente, de um grande amadurecimento. Quando começamos a conviver mais de perto descobrimos, a partir de todas as reuniões que fizemos, que todos nós trabalhávamos na mesma direção. A partir disso criamos uma sinergia e um trabalho conjunto, colaborativo, que enfrentou vários problemas na administração do sistema prisional catarinense. Hoje não tenho dúvida em dizer que trabalhamos em parceria. No Estado de Santa Catarina nós assistimos a uma profissionalização crescente, com um nível de preparação excelente, que alcançou reconhecimento nacional", pontuou Collaço. 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.