Voltar Expectativa em Joinville é obter 100% de êxito na Semana Nacional da Conciliação

A Semana Nacional da Conciliação começa na próxima segunda-feira (30/11) e a região Norte catarinense está preparada para a realização das audiências virtuais agendadas para promover mediações e conciliações. Na comarca de Joinville, estão programadas 23 audiências com demandas pré-processuais e do 3º Juizado Especial Cível (JEC), nos períodos da manhã e da tarde, de segunda a sexta-feira. 

De acordo com a supervisora do Cejusc em Joinville, Ana Lúcia Rozza, as audiências vão contar com o apoio e suporte de cinco mediadoras judiciais voluntárias. "É grande a expectativa de todas as audiências serem exitosas, ou seja, todos os envolvidos saírem do encontro com a questão resolvida", destaca a supervisora. 

As audiências serão realizadas por meio da plataforma Cejusc Virtual. A ata da audiência, segundo Rozza, é finalizada ainda durante a sessão. Os trabalhos do Cejusc em Joinville são coordenados pela juíza Karen Francis Schubert, titular da 3ª Vara da Família.

Outra comarca do Norte que se preparou para esta Semana da Conciliação é Jaraguá do Sul. O mutirão vai envolver 28 audiências com demandas da Vara da Família, do Cejusc e do JEC. "Nossa expectativa é ter bons resultados. As plataformas digitais se tornaram aliadas das resoluções dos conflitos, pois permitem que as partes participem independentemente do lugar em que estejam. Na minha opinião, a plataforma do Cejusc Virtual é de extrema importância pois permite o alcance de qualquer cidadão ao Judiciário e vai ao encontro da nova realidade que estamos vivendo", ressalta a supervisora do Cejusc de Jaraguá do Sul, Ana Paula Schmitz Conte.

Ela comenta que nos últimos três meses o Cejusc realizou o atendimento de 50 pedidos de mediação pré-processual, com a realização da sessão de mediação por videoconferência e a resolução do conflito entre as partes. "Tenho muito orgulho e satisfação em poder participar dessa nova era e ajudar a construir um Judiciário eficiente, célere e humanizado", frisa a supervisora. A coordenadora do Cejusc de Jaraguá do Sul é a juíza Graziela Shizuiho Alchini, da Vara Regional de Direito Bancário.

SEMANA DA CONCILIAÇÃO

Realizada anualmente, a Semana da Conciliação se consolida como uma alternativa eficaz, rápida e satisfatória para solucionar diversas causas. Vários tipos de conflitos podem ter uma solução por meio de acordo, entre eles pensão alimentícia, guarda dos filhos, divórcio, partilha de bens, acidentes de trânsito, dívidas em bancos, danos morais, demissão do trabalho, questões de vizinhança etc.

Criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana Nacional da Conciliação tem a finalidade de promover a cultura do diálogo entre as partes de um conflito. A conciliação é orientada pela Resolução n. 125/2010 do CNJ, que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no Poder Judiciário.

Imagens: Divulgação/Secom-PMJ
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.