Voltar Expertise do PJSC em programas de bem-estar e prevenção em saúde atrai TJ de Roraima

As ações do Poder Judiciário de Santa Catarina voltaram a chamar a atenção de outros tribunais. Desta vez, o modelo de programas relacionados ao bem-estar e à prevenção em saúde foi o destaque durante um encontro virtual, na tarde da última quarta-feira (14/4), com representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR).

"São parcerias e trocas de experiências que nos fazem crescer ainda mais no nosso dia a dia. Esta orientação que o Tribunal de Justiça catarinense está dando é muito importante para reestruturar o nosso setor", destaca a coordenadora do Centro Médico de Qualidade de Vida do TJRR, Mariângela Nasário Andrade. Ela revela que trabalha desde 2015 com humanização e que, durante sua pesquisa por novos modelos pelo Brasil, não tinha visto nada igual ao modelo catarinense. No final deste mês de abril, o Tribunal de Roraima prepara-se para completar 30 anos de atividades.

O coordenador do Gabinete da Presidência do TJSC, Cleon Bassani Ribas, comenta que uma das prioridades da atual gestão é a saúde dos magistrados e servidores. "É de uma necessidade que surge a oportunidade. A equipe da área da saúde do TJSC está estruturada para dar o melhor suporte possível para as comarcas e para o Tribunal. O engajamento das pessoas é muito importante. Não adianta ter um bom produto se este não tiver alma", argumenta ele. 

Um dos meios que norteiam as atividades em Santa Catarina é a Pesquisa de Satisfação, encaminhada anualmente para magistrados e servidores do TJSC a fim de fazer um diagnóstico das demandas e necessidades. O diretor de Gestão de Pessoas do TJSC, Rafael Giorgio Ferri, comenta que "nosso grande objetivo é atingir o máximo de pessoas possível com informações, fazendo a diferença e demonstrando todo o cuidado que temos com todos que trabalham no Poder Judiciário catarinense."

O site do TJSC possui um material bastante abrangente sobre todas as áreas, inclusive os projetos e programas da área da saúde. O diretor cita alguns dos diversos programas desenvolvidos, como Mães do Judiciário, Encontros com a Saúde, Rodas de Apoio, Acolhe, Olhares, Educação Financeira, Integra e Somos Todos PJSC, todos com foco na qualidade de vida.

A médica Graciela de Oliveira Richter Schmidt, diretora de Saúde do TJSC, alerta para os cuidados com a saúde. "Na correria do dia a dia, com o excesso de demandas, às vezes esquecemos a nossa saúde, pois passamos uma grande parte do tempo trabalhando. Temos que cuidar de nós mesmos. Os programas de saúde visam orientar a todos como uma forma de prevenção contra doenças e enfermidades", informa a médica.

Durante mais de duas horas e meia, o encontro virtual foi de bastante troca de conhecimento entre os dois órgãos. "Somos um Tribunal pequeno em relação ao de Santa Catarina, mas temos grandes desafios como os daqui", garante a chefe do Escritório de Saúde do TJRR, Larissa Maravalha Lima Silva. 

Um dos elogios aos trabalhos do TJSC partiu da chefe do Setor de Qualidade de Vida do TJRR, Lídia Mattos Chagas, ao destacar que está impressionada com o carinho e a atenção que a equipe dedica às ações de qualidade de vida. Desde 2016, o TJRR tem um Escritório da Saúde, destinado a tratar de temas envolvendo a saúde dos servidores e juízes.

Também presente na reunião, o assessor técnico da DGP Raphael Jaques de Souza destaca que os projetos começam pequenos, crescem e, em seguida, tornam-se programas. 

O chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas da DGP, Marcelo Dias e Silva, comenta que a pandemia trouxe muitas dificuldades e, de outro lado, muitas oportunidades. "A partir das dificuldades, tivemos que nos reinventar e direcionar nossos esforços para ações possíveis de ser oferecidas a distância. Em breve, teremos mais novidades com a implantação do programa de qualidade de vida no PJSC", expõe.

A gerente do programa Mães do Judiciário, Danielle Cristina Novack, informa que em 2020 foram realizados 18 encontros desta nova iniciativa, com o objetivo de acolher, integrar e trocar experiências. Mais de 100 mães magistradas e servidoras já participaram e manifestaram grande satisfação, o que vem transformando o programa em uma importante rede de apoio. 

Novos encontros para troca de conhecimentos devem acontecer nas próximas semanas entre os servidores dos dois Tribunais.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.