Voltar Fórum de Chapecó abre inscrições para voluntários interessados em atuar na área-fim

As inscrições para seleção de voluntários que queiram atuar na comarca de Chapecó seguem abertas até o dia 28 de fevereiro. São sete vagas disponíveis nos cartórios judiciais, gabinetes de magistrados e projetos da direção do foro - como digitalização de autos e enfrentamento de acervos. A atividade será sem remuneração, sem vínculo empregatício e sem encargos trabalhistas.

Qualquer pessoa física pode participar, desde que tenha mais de 18 anos de idade. O critério para seleção dos candidatos dá preferência para servidores aposentados, estudantes com maior graduação, formados em Direito, pessoas que já tenham prestado serviço voluntário no Poder Judiciário e candidatos com idade mais elevada. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail chapeco@tjsc.jus.br, com nome completo, data de nascimento, universidade em que estuda, período da graduação em que se encontra (quando for o caso) e telefone para contato.

O juiz André Happke, titular do 1º Juizado Especial Cível e diretor do foro, foi voluntário por três anos enquanto acadêmico do curso de Direito. O magistrado lembra que o trabalho voluntário em órgãos públicos se torna um diferencial para candidatos de concursos públicos pela pontuação acrescida para quem cumprir esse requisito. "Também é notório que o aprendizado do trabalho voluntário prepara melhor o futuro candidato a estágios remunerados (acadêmicos de Direito) ou a assessoria de gabinete (bacharéis)", ressalta o magistrado.

Happke destaca que os voluntários buscados neste momento são para vagas existentes e relacionadas ao Judiciário. No entanto, acadêmicos e profissionais de outras áreas podem atuar nos demais setores do fórum como o administrativo, contábil, de comunicação, manutenção, assistência social, tecnologia da informação e psicologia. Todos os fóruns do Estado praticam a Lei Federal n. 9.608/1998, que regulamenta o trabalho voluntário. Também é seguida a Resolução n. 02/2007-GP, que regula o voluntariado no Poder Judiciário catarinense.

A bacharel em Direito Camila Izoton Schwartz tem um objetivo claro: em quatro anos quer ser juíza. Até lá precisa cumprir os requisitos necessários. Cursa atualmente o Módulo I na Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc). Experiência profissional é outra exigência. Por isso presta serviço voluntário, três vezes por semana, no 1º Juizado Especial Cível da comarca de Chapecó, na assessoria do gabinete, também como conciliadora e juíza leiga. Na comarca de Pinhalzinho também atua voluntariamente como conciliadora, uma vez por semana.

"Tem contribuído muito com minha formação profissional. A experiência prática que tenho, certamente, me colocará em destaque no futuro. Além disso, ajudo pessoas. Cada um que entra aqui deposita suas esperanças em nós para resolver seu problema. Isso é melhor do que qualquer pagamento", avalia a futura magistrada, que pretende seguir carreira em varas da família ou criminais.

 

 

Imagens: Elizandra Gomes/Assessoria de Imprensa TJSC-Chapecó
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.