Voltar Fórum de Chapecó arrecada brinquedos e materiais pedagógicos para escolas carentes

A comarca de Chapecó prossegue sua campanha para arrecadar brinquedos e materiais pedagógicos em benefício de escolas sediadas em comunidades com menor poder aquisitivo.

A iniciativa partiu da servidora Paula Simoni, oficial da Infância e Juventude daquela unidade, ao deparar com postagem nas redes sociais em que uma professora pedia doações. Em um mês de campanha, já foi possível realizar três entregas.

A primeira delas aconteceu  na Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola, no bairro São Pedro, onde estudam 574 crianças com idades entre quatro meses e 11 anos, das 7 às 18 horas. Foram entregues livros infantis, materiais escolares e brinquedos. A maioria, mesmo usados, em excelente estado de conservação.

Alguns servidores e colaboradores do fórum preferiram contribuir em dinheiro. Paula reuniu o valor e comprou artigos para a unidade escolar.  "Como oficial da Infância e Juventude, conheço a realidade dessas crianças e dessas escolas. Por isso, o objetivo é auxiliar as que mais precisam para tornar a escola um lugar mais atrativo. Onde temos alunos contentes no ambiente escolar, temos menos violência", observa Paula.

A gestora geral da escola, Simone Rauber, e as vices Elizandra Benetti e Karine Flach explicaram que o poder municipal, mantenedor da unidade escolar, repassa materiais pedagógicos básicos e produtos de limpeza. Mas as necessidades, admitem, vão além.

"As crianças passam todo o dia na escola. Só de papel higiênico são gastos seis fardos por semana. Além disso, são muitas trocas de fraldas. Precisamos de materiais de higiene pessoal e luvas descartáveis", salienta a gestora, que pede também colchonetes para os pequenos dormirem. Caixas de plástico, do tipo utilizado para transporte de frutas e verduras, também são aceitas para organizar objetos dentro das salas de aula.

Os brinquedos que simulam o dia a dia são os preferidos: carrinhos, ferramentas, panelinhas, fogão e batedeira por exemplo. É preciso observar o material do brinquedo, já que a Vigilância Sanitária proíbe objetos de tecidos ou pelúcia devido à proliferação de doenças entre as crianças, já que costumeiramente as peças acabam na boca dos menores.

"Bolas esportivas são muito bem-vindas. Não temos nem para as aulas de futsal oferecidas aos alunos, nem para brincarem no recreio", destaca Elizandra. Aparelhos eletrônicos também deixariam o ensino mais atrativo, como aparelhos de som, televisões e caixas de som, além de materiais didáticos como folhas de EVA estampadas e colas coloridas. Os livros didáticos recebidos foram levados para a biblioteca do Programa Oficina Educativa Verde Vida.

 

Imagens: Divulgação/Comarca de Chapecó
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.