Voltar Ganho de eficiência com uso de robôs no PJSC é destaque no segundo dia do 9º Enastic JE

O que são robôs e como eles proporcionaram avanços em eficiência e celeridade no Judiciário catarinense? As respostas para essas dúvidas foram dadas pelo assessor correcional do Núcleo II - Estudos, Planejamento e Projetos da Corregedoria-Geral da Justiça do PJSC, Ramon de Quadros Costa, com o apoio da servidora Ramila Rossa, coordenadora do mesmo núcleo. Ambos participaram das exposições da tarde desta quarta-feira (27/4) na 9ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic JE) com o "Case Robotização do TJSC", cuja iniciativa de desenvolvimento é do Núcleo II da CGJ. 

Os robôs em questão, explicou Ramila, não são humanoides. No caso do PJSC, eles consistem no uso de algoritmos que simulam a interação humana, atuam em atividades repetitivas/automatizadas e, como consequência, liberam os colaboradores para trabalhos mais complexos. Na prática, isso significa que os robôs podem assumir demandas burocráticas dos cartórios e gabinetes, por exemplo, permitindo que os servidores dediquem mais atenção a outras tarefas. A primeira experiência com essa tecnologia no Judiciário catarinense data de 2013, com robôs dedicados à consulta de endereços em processos de execução fiscal.

Hoje, os robôs do PJSC prestam apoio a 358 unidades. Esses mecanismos funcionam nas consultas de endereços e óbitos, além dos sistemas Sisbajud e Renajud. A consulta de endereços tem seis bases de dados distintas, verificadas a partir do CPF indicado: Casan, Celesc, Infojud, Renajud, FCDL e SISP. Conforme detalhado na apresentação, os robôs precisam de 1 a 3 minutos para resolver tarefas que uma pessoa levaria entre 5 e 30 minutos para executar. "Não contratamos qualquer empresa para promover isso. Os envolvidos são todos servidores do próprio Tribunal", destacou o assessor Ramon.

Unidades otimizam horas de trabalho com os robôs

Com benefícios em eficiência, celeridade e custo baixo, os avanços promovidos pelo recurso são incontestáveis: uma pesquisa interna revelou que o uso dos serviços desempenhados pelos robôs criados pela Corregedoria-Geral da Justiça ocorre diariamente em quase metade das unidades consultadas (45,3%), enquanto 38,9% das unidades usam os serviços semanalmente. Na mesma pesquisa, quase dois terços (63,8%) apontaram ganhos de pelo menos dez horas com a ajuda desempenhada pelos robôs, enquanto as demais unidades manifestaram ganhos de 20 horas ou mais. O segundo dia de atividades do Enastic ainda teve workshop, debates e apresentações de temas como soluções em tecnologia, blockchain e outros assuntos ligados à proposta do evento.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

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