Gerenciamento das emoções no trabalho foi tema de curso aos servidores do Planalto Norte - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Gerenciamento das emoções no trabalho foi tema de curso aos servidores do Planalto Norte

Reconhecer as próprias necessidades foi um dos focos do curso 'Cuidar de Si'

18 Julho 2025 | 11h15min

Lidar diariamente com disputas, conflitos e crimes não é uma tarefa fácil. Manter a saúde mental e psicológica em dia é fundamental para enfrentar os desafios cotidianos que os servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) encontram. O curso "Cuidar de Si: práticas para a gestão das emoções no trabalho” é oferecido gratuitamente pelo PJSC para auxiliar os servidores. A capacitação ministrada pela equipe da Seção Psicossocial Organizacional, da Diretoria de Gestão de Pessoas, aconteceu para servidores de 13 comarcas do planalto norte catarinense.

Foram 24 horas de curso realizado em Joinville, nos dias 25 e 26 de junho e 9 e 10 de julho. Participaram servidores das comarcas da cidade anfitriã, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul, Araquari, Barra Velha, Guaramirim, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis e Papanduva. As vagas foram limitadas para garantir o bom andamento e a participação efetiva de todos.

O curso foi conduzido pelos psicólogos Karen Neumann e Cezar Sales dos Santos Júnior. De acordo com os profissionais, o objetivo do curso é apresentar práticas para a gestão das emoções e, assim, ampliar a consciência sobre a forma de conduzir a própria vida, considerando os desafios do cotidiano do trabalho.

Karen conta que, nos quatro dias de curso, foram trabalhadas as emoções e sentimentos que emergem no dia a dia forense, com espaço para o autoconhecimento e a responsabilidade de cuidar de si, facilitando o reconhecimento das necessidades para uma melhor gestão das emoções no trabalho.

“Buscamos proporcionar aos participantes um espaço seguro e acolhedor, favorecendo o autoconhecimento, a presença em cada fala e em cada atividade vivenciada, além da conexão e troca entre as pessoas. O curso é composto por vivências individuais e grupais, proporcionando experiências mais introspectivas, de reflexão e contato interno, mas também de alegria e extroversão, sempre respeitando os limites individuais de cada um”, destaca a psicóloga.

A assistente social da comarca de Barra Velha, Olindina Maria da Silva Krueger, conta que vê pessoas adoecendo no trabalho, sendo engolidas pelas demandas, justamente por serem responsáveis com a função que exercem. Para ela, o curso ensina como continuar com o trabalho de forma mais organizada e menos adoecida para entregar a mesma responsabilidade, porém sem se ferir.

“O curso foi um momento de pausa no meio do caos para olhar para mim. É preciso se permitir esse momento e aprender a se valorizar. O curso foi bem importante e especial. Os instrutores são maravilhosos. O grupo pequeno possibilitou um ambiente acolhedor e íntimo em que todos puderam falar e ser ouvidos. Assim, aprendemos com os instrutores e com os outros. Todos deveriam ter acesso a esse curso que, aliás, deveria ser periódico”, sugere Olindina.

Em setembro, o curso será ministrado para servidores do sul catarinense, e em outubro haverá turma em Florianópolis.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080