Voltar Gestão inicia com ritmo diário de nove casos julgados por magistrado

Quando os dirigentes eleitos para o biênio 2022-2024 do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) tomaram posse, no último dia 2 de fevereiro, o presidente João Henrique Blasi anunciou uma premissa da gestão: "Justiça é gênero de primeira necessidade. É tarefa estatal indelegável, como são a saúde, a segurança e a educação."

Ao completar os primeiros 100 dias de atividades nesta sexta-feira (13/5), a administração do Judiciário catarinense já colhe os frutos e projeta avanços de um trabalho sustentado em quatro eixos principais: dimensão humana antes e acima de tudo; perspectiva institucional; fator tecnológico; e relações interinstitucionais.

Um relatório sobre as principais entregas e projetos da atual gestão será apresentado aos desembargadores na próxima sessão do Órgão Especial, no dia 18 de maio. Entre os destaques está a produtividade crescente da Justiça no período: cada magistrado catarinense proferiu em média nove julgamentos por dia útil trabalhado, considerando sentenças, acórdãos e decisões terminativas. Foram 343,4 mil julgados no período - número acima do observado no primeiro quadrimestre dos anos de 2020 e 2021. Em relação ao 2º grau, os dados do início de 2022 (54,54 mil julgados) superam os dos mesmos períodos comparados de 2019, 2020 e 2021.

A crescente litigiosidade permanece um desafio: a quantidade de processos distribuídos neste primeiro quadrimestre de 2022 (422,8 mil) é maior do que a observada nos mesmos períodos anteriores. Percentualmente, representa mais 10,1% em relação a 2021; mais 31,3% sobre 2020; e mais 9,6% em relação ao mesmo período de 2019.

Por outro lado, o acervo líquido consolidado nos primeiros 100 dias é de 2,6 milhões de processos. A série temporal do quadriênio 2019/2022 indica queda de aproximadamente 3% nesse indicador. Isso significa, na prática, que o trabalho de magistrados e servidores tem tornado a Justiça menos congestionada.

"Nosso objetivo é, antes e acima de tudo, praticar a jurisdição. Fazer justiça e buscar dar a cada um aquilo que é seu", destaca Blasi.

Eixos principais em destaque no período

Mais avanços e conquistas do Judiciário catarinense durante os primeiros 100 dias da atual gestão serão contemplados em novas publicações na próxima semana. Haverá destaque para as diretrizes administrativas que elevam a dimensão humana; a perspectiva institucional; o fator tecnológico; e as relações interinstitucionais.

Especial 100 Dias - Não deixe de ler:

Segunda (16/5)

PJSC promove celeridade e efetividade em processos a partir da especialização de unidades

Terça (17/5)

Recomposição do quadro de pessoal garantiu preenchimento de mais de 200 cargos efetivos

Quarta (18/5)

Tecnologia tem papel fundamental para o PJSC no aprimoramento da prestação jurisdicional

Quinta (19/5)

Judiciário catarinense intensifica ações sociais e está cada vez mais próximo do cidadão

Ouça o nosso podcast.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.