Voltar Ginástica laboral em Chapecó previne doenças e contribui para bem-estar de servidores

Quando o relógio marca 15h30min, exatamente a metade do expediente forense, a equipe do cartório da 3ª Vara Cível do Fórum da comarca de Chapecó para o trabalho e faz uma sequência de alongamentos. É a chamada ginástica laboral. São apenas 10 minutos dedicados ao bem-estar dos nervos e músculos, mas todos reconhecem: se sentem muito melhor depois que aderiram à prática, há quase dois anos.

São atitudes simples como esta que podem evitar as temidas lesões por esforço repetitivo ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT). O assunto é tema da Semana da Saúde, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que ocorre até a próxima sexta-feira (12/4) em virtude do Dia da Saúde, celebrado em 7 de abril. O workshop "Ergonomize-se", ministrado nas maiores comarcas do Estado por profissionais do plano SC Saúde, passa pela região Oeste nas unidades de Chapecó, Xanxerê, São Miguel do Oeste e Concórdia.

A ideia é conscientizar os trabalhadores do Poder Judiciário sobre a importância de prevenir as LERs/DORTs. Em Chapecó, a enfermeira Bianca Rolim Fernandes relatou casos de servidores que não conseguem segurar o filho no colo ou guardar um copo no armário em virtude das fortes dores que sentem. "As LERs/DORTs são doenças crônicas que não têm cura. Depois que a lesão aconteceu, os tratamentos apenas amenizam os sintomas", enfatiza. A profissional destacou a necessidade de mudar alguns hábitos no dia a dia para preservar e prolongar a saúde dos nervos, tendões, músculos e ossos.

 

Imagens: Divulgação/Comarca de Chapecó
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.