Voltar Gratidão e abraços emocionados marcam homenagem a magistrados aposentados do TJSC

Mensagens de gratidão, palavras de reconhecimento e abraços emocionados marcaram a homenagem a três magistrados recém-aposentados do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC): desembargador Joel Dias Figueira Júnior, desembargador Ronaldo Moritz Martins da Silva e juíza Denise Helena Schild de Oliveira. A solenidade foi realizada na tarde desta quarta-feira (18/12) no auditório do Tribunal Pleno do TJSC, em Florianópolis. Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a construção da história do Judiciário catarinense, os magistrados receberam placas de homenagem pelas mãos de seus familiares.

Encarregado de fazer a saudação em nome da Corte, o desembargador Pedro Manoel Abreu desejou que os três colegas sejam felizes para desfrutar o melhor da vida nesse novo momento. "Todos têm uma trajetória de vida pessoal e profissional que os qualificou e os dignificou para o exercício do cargo, numa prolífica carreira, alicerçada por anos de devotada dedicação à magistratura e à causa da Justiça", cumprimentou Abreu.

Em sua manifestação, a juíza Denise lembrou-se de quando conheceu a realidade das unidades prisionais, os anseios dos presos e o sofrimento das vítimas, destacando dificuldades e desafios na missão de julgar. "Enquanto magistrada, busquei sempre a verdade real em cada decisão, sem olhar a quem, sempre norteada pelos princípios do direito e pelos ditames da lei", apontou. Em agradecimento ao apoio recebido ao longo da carreira, a magistrada também fez menção especial à dificuldade de se despedir. "Não somos eternos, a não ser em nossa essência", refletiu.

Ao discursar na solenidade, o desembargador Ronaldo Moritz Martins da Silva reconheceu a vocação para julgar e o sentimento de gratidão por estar realizado na missão. "Desde que fui aprovado em concurso para o cargo de juiz substituto, fiz da profissão um ideal permanente de vida. Tenho plena convicção de que encontrei na magistratura a minha verdadeira vocação, que me realizou, me fez feliz, que confortou tudo isto em mim", afirmou. Com muito bom humor, o desembargador recém-aposentado também anunciou que vai dedicar as tardes livres da semana para ir ao cinema, comer pipoca, beber Coca-Cola Zero e pegar sol. "Após meses de reflexões concluí que era hora de iniciar um novo ciclo, com tempo livre para a realização de outros desejos e sonhos", anunciou.

O dia 2 de janeiro de 1985 foi lembrado em detalhes na manifestação do desembargador Joel Dias Figueira Júnior. A data representa sua estreia como magistrado em Timbó, quando chegou ao Fórum a bordo de um Chevette, vestindo um terno novo de linho branco. "Naquele dia, então, eu não apenas soube, mas também senti e pratiquei o verdadeiro significado do substantivo realização. E o mais importante: este sentir fez-se presente durante todos os dias da minha longa carreira. Sentimento que se manteve vivo até o último momento em que estive julgador", destacou. A aposentadoria, revelou o desembargador, foi a decisão mais difícil de sua vida. "Percebi que o grande ciclo haveria de ser concluído para descortinar-se uma nova etapa em minha vida pessoal e profissional", compartilhou.

Na sequência da solenidade, a desembargadora Denise Francoski também pediu a palavra para expressar o prazer de ter atuado junto aos três homenageados, com menção especial à amizade dedicada e retribuída pela juíza Denise. Ao encerrar a sessão, o presidente do TJSC, desembargador Rodrigo Collaço, parabenizou os magistrados pelo brilhantismo com que conduziram suas carreiras. "Tenho um misto de alegria por assistirmos cada um de nossos colegas dando um novo rumo em suas vidas, e temos toda a certeza e convicção de que alcançarão a felicidade merecida, mas ao mesmo tempo também lamentamos que deixem de prestar tanto sua brilhante contribuição, como sua convivência amigável e prazerosa para todos nós", agradeceu.

Também acompanharam a solenidade os desembargadores Moacyr de Moraes Lima Filho (1º vice-presidente), Henry Petry Junior (corregedor-geral da Justiça), Carlos Adilson Silva (2º vice-presidente) e Roberto Lucas Pacheco (corregedor-geral do Foro Extrajudicial), além do procurador Davi do Espírito Santo (Ministério Público), da advogada Dalvani Luzia Propodoski Rocha Vieira Jank (conselheira da OAB/SC) e da juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses.

CURRÍCULOS ABREVIADOS

Desembargador Joel Dias Figueira Júnior

Ingressou na magistratura em 1984. Judicou nas comarcas de Timbó, Itajaí, Tangará, Dionísio Cerqueira, Campos Novos, Joinville e Capital. Foi removido para juiz de direito de 2º grau em 2005. Passou a exercer as funções de desembargador no ano de 2009, tendo sido membro integrante da 4ª Câmara Civil. Na administração do TJSC, atuou como presidente da Comissão do Fundo de Reaparelhamento da Justiça na gestão 2014-2016. É pós-doutor em Direito Processual Civil pela Università degli Studi di Firenze (Itália), doutor e mestre em Direito Processual Civil pela PUC-SP, especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Università degli Studi di Milano (Itália). Foi assessor da Relatoria-Geral da Comissão Especial do Novo Código Civil, da Câmara dos Deputados. Membro da Academia Brasileira de Direito Civil no Instituto Ibero-Americano de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Autor de 35 obras jurídicas, 17 individuais e 18 em coautoria.

Desembargador Ronaldo Moritz Martins da Silva

Ingressou na magistratura em 1987. Judicou nas comarcas de Blumenau, Fraiburgo, Dionísio Cerqueira, Caçador e Capital. Foi removido para juiz de direito de 2º grau em 2003. Passou a exercer as funções de desembargador no ano de 2012, sendo por fim integrante da 3ª Câmara Comercial.

Juíza Denise Helena Schild de Oliveira

Aprovada em concurso de provas e títulos para a magistratura de Santa Catarina em 1998. Atuou 21 anos como juíza de direito, tendo sido titular nas comarcas de Lages, Anita Garibaldi, São Bento do Sul, Palhoça e Capital, onde permaneceu até a aposentadoria. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, é mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Formada em língua francesa para estrangeiros pela Universidade de Nancy (França).

Imagens: Paulo Moreno
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.