Voltar Guirlandas em profusão demonstram espírito natalino no Tribunal de Justiça de SC

E o Natal bate às portas do Judiciário... ou melhor, pendura-se nelas! As guirlandas natalinas estão distribuídas na maioria das portas das diretorias, assessorias e gabinetes de magistrados, nas duas torres que integram a sede do Poder Judiciário. Presente na maioria dos lares durante o mês de dezembro, a guirlanda é um dos símbolos natalinos mais famosos. Mas será que todos que a colocam em suas portas sabem o que ela significa? A origem da guirlanda natalina, ou coroa de Natal, é anterior ao cristianismo.

Ainda na época dos gregos pagãos, as guirlandas eram colocadas nas portas de entrada como um "adorno de chamamento" aos deuses, ou seja, um sinal de boas-vindas. Já na Roma Antiga, um ramo de plantas enrolado no formato de coroa, posicionada na porta de casa, significava saúde para todos os moradores.

Mais tarde, na Idade Média, a sua relação com o Natal ainda não era muito forte. Também como símbolo de boas-vindas, era exposta na porta dos lares durante o ano inteiro com o brasão familiar. Além disso, ela servia de proteção contra bruxas, demônios e má sorte. Sempre carregando um significado bom, hoje a guirlanda é utilizada como decoração de Natal. Representa paz, prosperidade, evolução e recomeço, e adorna a porta de entrada de lares ao redor do mundo.

Imagens: Gustavo Lacerda Falluh e Guilherme Wolff / Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.