Voltar Há 40 anos na mesma comarca, servidora destaca aprendizado em sua trajetória no PJSC

Muitas pessoas perdem as contas ao falar dos locais onde já trabalharam. Coisa que para Jacirema Izabel Cabral é fácil, porque a resposta é a mesma há 40 anos. Neste mês de setembro, completa quatro décadas que a servidora tem a comarca de Bom Retiro, na Serra catarinense, como local de trabalho. O primeiro e único. Nesse tempo, passou por todas as funções, aprendeu, compartilhou ensinamentos, fez amizades, viu mudanças de pessoas, de procedimentos e da tecnologia.

Essa última é a que mais chama atenção. Ela diz que é do tempo da escrita à mão, de transcrever documentos. A servidora, hoje atuante no cartório como técnica judiciária, trabalhou com as máquinas de escrever mecânicas e elétricas e os diversos modelos de computadores.

O telex foi o auge da tecnologia, especialmente porque na pequena cidade havia apenas dois aparelhos ou terminais: um no Fórum e outro na agência bancária. “Era muito chique naquela época. Fiquei uma semana em Lages fazendo um curso para aprender como funcionava o sistema e a enviar as mensagens”, recorda Bel, como é carinhosamente chamada pelos colegas.

A servidora é formada em Direito há 10 anos. Com tempo suficiente para se aposentar, tem planos de que isso ocorra daqui a dois anos. Como iniciou a carreira muito jovem - tinha apenas 18 anos -, se sente nova e produtiva demais para encerrar as atividades. “Gosto muito do que faço e tenho ótimos colegas de trabalho. Ainda não sei o que fazer depois que me aposentar, mas quero ocupar bem o meu tempo”, diz a servidora, ao reforçar que a passagem pelo Judiciário catarinense foi de aprendizados. ​

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.